Transformação Digital. O que realmente significa para o consumidor varejista!

O setor está investindo em modernização para melhorar a qualidade da experiência do cliente, adotando o digital como ferramenta central da estratégia

O varejo é um dos setores mais atingidos pela crise causada pela pandemia do novo Coronavírus. Enquanto muitos lojistas tiveram que fechar as portas das lojas físicas, o ambiente digital ofereceu a oportunidade de continuar funcionando e ampliar sua rede de clientes. Nesse caminho, acelerar o processo de transformação digital tornou-se indispensável para manter a qualidade da experiência do cliente.

Mesmo vivendo um momento desafiador para a economia, o setor registrou 8% de crescimento em junho na comparação com o mês anterior, de acordo com a pesquisa Mensal do Comércio, divulgada em agosto pelo IBGE. Conquistar esses resultados mesmo com as portas fechadas é resultado dos esforços que o varejo tem feito para manter as vendas online.

Ainda existe uma expectativa de que o e-commerce fature R$ 111 bilhões em 2020, de acordo com o estudo sobre impactos da Covid-19 no comportamento de consumo do brasileiro, considerando o cenário base para os próximos quatro anos. O estudo ainda indica que categorias como alimentação, cuidados com pets, beleza e cuidados pessoais devem apresentar maior crescimento até 2024.

A transformação digital é para todos

É o momento de os empresários do varejo confiarem nos benefícios da transformação digital para o negócio, considerando o cenário atual e as mudanças no comportamento do consumidor. Entre os benefícios da digitalização das cadeias do varejo está a colaboração com o financeiro por meio da oferta de dados e previsões sobre custos e investimentos.

Para o consumidor, a transformação digital significa maior agilidade de atendimento, rapidez no tempo de resposta e suporte multicanal, evitando que lacunas no processo prejudiquem sua experiência de compra.

 

Fonte: SAP Brasil