Tendências do setor de varejo para 2020

O setor de varejo apresenta um cenário otimista para os próximos anos. Mesmo num período econômico preocupante, o segmento varejista conseguiu manter as perspectivas e durante o ano de 2019 mostrou sinais positivos de crescimento. O IBGE apontou que as vendas no varejo cresceram 1%, tendo o melhor desempenho em seis anos.

Os investidores estão apostando no setor, dados divulgados por uma das maiores corretoras do Brasil, revelam que as ações das empresas desse segmento tiveram alta acumulada de 33% durante o ano. Os resultados positivos, geram otimismo e criam expectativas sobre a retomada econômica do país.

 

Mudanças são necessárias

Apesar do cenário positivo, para manter os índices altos, os varejistas precisam se adaptar em períodos de baixa lucratividade. Algumas mudanças graduais são essenciais nesse processo, que necessita de estratégias bem estabelecidas e da implementação de soluções que contribuam para uma gestão mais inteligente dos negócios. Diante destas informações, veja as principais tendências para o setor:

 

Multicanal

Apesar de sua rápida evolução, o comércio online não está entre os meios de compra favoritos do consumidor. Lojas online estão expandindo sua atuação abrindo lojas físicas, como a Amazon, que percebeu que seus clientes também gostam de visitar as lojas e fazer suas descobertas de produtos. Ainda assim, as pesquisas online sobre os produtos continuam sendo realizadas. Em muitos casos, o consumidor faz uma busca nas plataformas digitais para então ir até a loja.

Também já não se pode diferenciar o atendimento online do offline, o cliente busca viver a mesma experiência ainda que os canais para compra sejam diferentes.

 

Assinaturas

A oferta de produtos recorrentes por assinatura é uma tendência de consumo para o comércio eletrônico. Produtos de mídia estão inclusos nesse tópico e a variedade de produtos selecionados nesse tipo de compra é um dos principais atrativos para assinatura de serviços desse tipo.

 

Marcas Próprias

Um levantamento da Revista Frozen & Refrigerated Buyer Magazine, mostrou que a participação de marcas próprias deve subir 25% nos próximos 10 anos, uma consequência dos hábitos de compra da Geração Y.

 

Inteligência Artificial

Para tornar sua cadeia de suprimentos mais eficiente, aprimorando processos de trabalho e atendimento, o setor de varejo intensificará o uso da Inteligência Artificial, que tende a ser um recurso cada vez mais necessário para o setor. Softwares para a gestão do trabalho na área serão essenciais para ajudar a gerir mercadorias, marketing, finanças e a experiência do cliente.

 

Assistentes de Voz

A pesquisa por voz e o uso de assistentes pessoais tendem a crescer a medida em que a rotina das pessoas fique mais corrida. Ter o recurso pode ajudar a otimizar seu tempo, já que o ser humano pode falar uma média de 150 palavras por minuto enquanto digita 40.

 

Mídias Sociais

As plataformas de mídias sociais estão trabalhando para que usuários possam escolher e comprar seus produtos sem sair delas. E os varejistas precisam estar atentos e presentes nesses espaços para não perder a oportunidade de encontrar mais clientes, realizando ofertas personalizadas com base em informações dessas plataformas. Um exemplo disso, é o Instagram que já está testando um sistema de pagamento diretamente na rede social.

 

Conclusão

A experiência do cliente, pautas relacionadas à sustentabilidade e a sofisticação dos sistemas de gestão também englobam as tendências de varejo. O setor tem tudo em mão para crescer ainda mais. Acompanhar as novidades e demandas do público é essencial para ganhar espaço no mercado, que pode se tornar mais competitivo com a diversificação de produtos e serviços.

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Fonte: SAP Brasil.