Siderurgia e mineração com SAP S/4HANA: soluções essenciais em indústria pesada

Comunicação e valores podem melhorar efetivamente o engajamento e a reputação de uma companhia, mas a transformação na cadeia de suprimentos é o modo pelo qual a mudança realmente acontece na geração de valor.

Neste artigo, a Megawork apresenta algumas funcionalidades SAP S/4HANA e mostra como é possível conciliar desempenho e lucratividade com redução de custos, de perdas e de desperdício.

Dado o aumento do conflito de interesse entre legisladores e stakeholders de grandes negócios de siderurgia e mineração, a exigência de inovação para tornar os players dessa indústria sustentáveis tem superado as expectativas, fazendo da adequação às regulamentações não apenas um diferencial, mas uma obrigação, um pré-requisito crítico de negócios com operações globais.

Segundo Estudo Global da Accenture, sobre investidores institucionais em mineração, os critérios financeiros, como a melhora do desempenho financeiro e a força do balanço patrimonial, serão os de maior importância.

Entretanto, critérios ligados à descarbonização, redução de perdas ganham cada vez mais importância na alocação de capital pelos investidores, uma vez que a busca por inovação, a preocupação com potenciais passivos ambientais gerados por multas, desastres e má gestão de ativos, foram citados como “importante”.

Mais do que quantidade, é preciso qualidade no investimento para crescer

Para tanto, os recursos SAP para siderurgia e mineração podem ajudar empresas a superar os desafios do setor, automatizando a produção e aumentando a integração entre colaboradores, comunidade local e produtividade.

A escassez de mão de obra qualificado é um desafio central de nível global. Com a siderurgia e mineração, não é diferente

De acordo com a Pesquisa do Mercado de Trabalho Global, realizada pela Gartner, aproximadamente 20% dos colaboradores da cadeia de suprimentos buscaram por opções para outros empregos no último ano, comportamento que impactou o setor de forma considerável.

Porém, mais da metade das organizações envolvidas com supply chain alegaram que a falta de expertise para recrutar e reter talentos interrompeu ou ao menos limitou algumas de suas atividades.

Ao passo que dados do mesmo relatório indicaram que 82% dos executivos planejam investir massivamente em tecnologia em suas operações nos próximos cinco anos.

O investimento corporativo em ativos digitais tem predominado em relação a todos os outros investimentos. O que não aumentou de forma significativa, no entanto, foi a produtividade — esta permaneceu estável, o que sugere a necessidade de se reconsiderar a estratégia.

Simplesmente aumentar ou diminuir investimentos em recursos físicos ou digitais não é o que soluciona o desafio de conciliar pessoas e máquinas. Para além do montante de investimento, o futuro da cadeia de suprimentos irá exigir que os negócios redefinam a noção de geração de valor.

Líderes e gestores C-level devem se preparar não somente para o valor econômico das operações, mas investir também em capacitação de colaboradores-chaves, portadores de conhecimento e provedores de informações e dados valiosos sobre as operações que conduzem a produção.

Esses bens intangíveis, o staff, é que irão auxiliar líderes a alavancar a produtividade.

Siderurgia e mineração são uma indústria fundamental para a economia global, ao fornecer matérias-primas necessárias para praticamente tudo, desde a construção civil à manufatura.

No entanto, suas operações são consideravelmente complexas e, por assim, dizer, “anônimas” — distantes da realidade média do mercado e da população.

O que a torna ainda mais desafiadora.

Distanciamento geográfico, complexidade na cadeia de suprimentos, parque industrial pulverizado, falta de comunicação integrada entre comunicadores e, mais do que nunca, aumento da fiscalização e da regulamentação pra questões ambientais e trabalhistas; são muitos os fatores macro que devem ser levados em consideração pelo board de uma empresa de siderurgia e mineração.

O que permitirá o desenvolvimento de operações sustentáveis, sem picos e vales, imprevistos e perdas.

SAP PS —  Project System: gestão de projetos

Adequação e regularização; entre outros benefícios, é o que se pode esperar do módulo SAP PS para projetos de grande porte como os realizados em siderurgia e mineração.

Com ele, é possível o efetivo exercício das atribuições de regulação e fiscalização, estabelecidas pela legislação aplicável às atividades da indústria de siderurgia e mineração.

Um controle efetivo das etapas garante que os registros das operações de cadastro e movimentação dos ativos e instalações sejam feitos corretamente.

Utilizando Estrutura Analítica do Projeto (WBS), é possível definir a estrutura do projeto em hierarquias, permitindo um planejamento detalhado de todas as etapas do desenvolvimento de um campo de mineração, estradas, instalações de processamento e áreas de armazenamento por exemplo.

Deve-se elencar as macro etapas das obras com uma estimativa de tempo associada.

Dividindo o projeto em fases, como solicitação, planejamento, elaboração, execução e enceramento, por exemplo, torna-se possível a Gestão de Milestones; monitoramento do progresso do projeto através de marcos importantes, garantindo que as etapas críticas sejam concluídas no prazo.

Na solicitação, por exemplo, realizam-se o recebimento e despacho, levantamento de campo e elaboração de projeto com orçamento, validação do projeto e liberação do orçamento

Ao receber o projeto executivo, deve-se conferir se toda documentação relativa foi entregue. Munido do projeto, os responsáveis realizam uma vista no local da obra para averiguar a exequibilidade do projeto.

Além do WBS, o SAP PS oferece o recurso de Network, redes de fluxo de processos, em que as tarefas individuais do projeto são mapeadas como atividades em uma rede. As dependências temporais e lógicas entre as diversas atividades podem ser representadas como relacionamentos.

As atividades formam a base operacional para planejar e controlar datas, custos e recursos (pessoal, máquinas e materiais).

Quando as atividades são atribuídas aos elementos da EAP, as datas e os custos definidos nas atividades individuais são totalizados (agregados) no nível da EAP e podem ser avaliados. Os fundos de atividades já atribuídos são verificados em relação aos orçamentos dos elementos da EAP.

SAP – GRC: Governance, Risk, and Compliance — siderurgia e mineração com segurança

E quando se fala em recursos naturais, condições de trabalho e indústria pesada, é inevitável ter de considerar os riscos.

A solução SAP GRC auxilia a reduzir o custo e o esforço na gestão de Governance, Risk, and Compliance, protegendo fluxos de receita e otimizando o desempenho financeiro a partir de indicadores que podem indicar perdas e custos consideráveis.

As aplicações automatizadas destinadas às atividades de GRC adotam as melhores práticas, fornecendo uma plataforma de empresa escalável. Isso permite uma prevenção proativa de riscos e de violações de conformidade, permitindo que as organizações incorporem soluções de GRC na estratégia e no planejamento.

Configurações e funcionalidades:

  • Gestão de Conformidade: monitoramento contínuo e auditorias para garantir o cumprimento das regulamentações de segurança, ambientais e trabalhistas.
  • Documentação e Relatórios: manutenção de registros detalhados e geração de relatórios de conformidade para apresentação às autoridades reguladoras.
  • Gestão de Políticas: implementação e monitoramento de políticas internas para garantir a conformidade com as regulamentações.

Usando o SAP GRC, a mineradora pode realizar auditorias regulares e manter registros detalhados de conformidade, garantindo que todas as operações atendam às normas ambientais e de segurança do trabalho, por exemplo, além das condições e depreciação de instalações e maquinário que, no setor, podem ser gatilhos de incidentes graves.

SAP – EHS: Environment, Health, and Safety Management – siderurgia e mineração com responsabilidade

De forma complementar e integrada, produção, projetos e riscos interagem com o gerenciamento das principais variáveis impactadas pela mineração: pessoas e meio ambiente.

Dados os desastres recentes, envolvendo companhias do setor, o acompanhamento rigoroso e detalhado das condições dos campos de extração tornou-se a ordem do dia para executivos e líderes de siderurgia e mineração.

Nesse sentido, o módulo SAP EHS é um recurso poderoso para redução de perdas por multas, desperdício e reparos por falhas de fiscalização interna.

Por meio EHS, é possível rastrear a geração de resíduos até o ponto de origem e processar rapidamente os métodos de descarte apropriados.

Além disso, a precisão dos dados possibilita análise de incidentes e acidentes para identificar causas raiz e implementar medidas corretivas.

Sensores com IoT monitoram condições ambientais como temperatura, poeira, umidade e gases tóxicos, com alertas em tempo real para situações de risco.

Há a possibilidade de integrações específicas com sistemas de controle de máquinas (SCADA) que podem ser implementadas para monitoramento e controle em tempo real, melhorando a eficiência operacional.

A integração com outros módulos, como Risco e Qualidade, por exemplo, simplifica os relatórios regulatórios, melhora o monitoramento da conformidade e então sugere ações corretivas com análises em tempo real.

SAP TM – Gerenciamento de transporte

Com o SAP TM, é possível gerenciar e otimizar custos de transporte. A redução de custos é significativa em toda a sua cadeia de abastecimento.

Administrar altos volumes de carga no prazo e com segurança, ao menor custo possível, requer planejamento e uma ferramenta sofisticada de gerenciamento de transporte. Principalmente quando boa parte da operação é vertical, realizada pela própria empresa, e multimodal.

Recursos como planejamento visual de carga permitem visualizar o espaço do veículo e o realizar o carregamento com base em vários atributos, como dimensão, peso, restrições de eixo, regras de empilhamento e sequências de parada de entrega.

Para uma frota que pode incluir caminhões basculantes, equipamentos pesados e veículos especializados, é fundamental a seleção ideal e eficiente de modais, rotas e recursos, levando em consideração custos e penalidades, que na prática implica em planejar rotas para movimentação de materiais dentro da mina e para as plantas de processamento.

Do crescimento à regularização, a tecnologia é essencial para siderurgia e mineração

Não só pela boa reputação, mas também pela inovação, fazer parte da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial traz diferenciais para uma empresa.

Com isso, é possível ter mais um fator que proporciona vantagem competitiva, oferecendo destaque à organização em meio aos concorrentes.

Como mencionado anteriormente, a resiliência e a sustentabilidade de um negócio serão os fatores da confiança dos investidores. Desenvolver um bom trabalho em torno de dos novos critérios de relevância para a sociedade é um aspecto que atrai a atenção do mercado.

Ao apresentar bons resultados, a confiança dos investidores aumenta.

E anda mais seguro e do que realizar investimento de grande porte com quem tem expertise e conhecimento comprovados pelos principais players do mercado — e pela própria SAP.

Com o suporte de ponta-a-ponta do team Megawork, a implantação de funcionalidades de forma gradativa permite um payback acelerado, devido à redução de custos e redução de perdas sem qualquer interrupção do negócio.

Em tempos em que a regulamentação e fiscalização de temas ambientais prometem apertar o cerco contra irregularidades, adaptar os processos de negócio em busca de conformidade e regularização é, mais do que um diferencia, uma necessidade.

Da implantação padrão ao ajuste fino de requisitos sob medida, a conversão para o SAP S/4 HANA com o team Megawork é uma experiência única para a adequação de empresas de siderurgia mineração.

São mais de três décadas no mercado entregando ganhos de produtividade, redução de custos e modernização do ambiente de negócios com conformidade e governança. Somos uma das principais parceiras SAP e responsáveis pela 1º migração de ECC para S/4 no Brasil.

Agende seu bate-papo exclusivo com nosso especialista. Você escolhe o melhor dia e horário para tirar todas as suas dúvidas sobre a nossa solução.