S/4HANA: ERP em nuvem para utilities em energia e saneamento

Novas regras de regulamentação de serviços públicos têm alterado de forma considerável o mercado tradicional de utilities no Brasil.

Ao passo em que os critérios de concessão têm flexibilizado a entrada de novos players no setor, permitindo a geração de energia autônoma, por exemplo, o serviço se torna cada vez mais volátil e dinâmico, num cenário de demanda crescente por responsabilidade ambiental, recursos renováveis e crescimento sustentável.

O aumento da conectividade através da digitalização e a proliferação de recursos e estações descentralizados requerem sempre mais redes de distribuição holísticas e complexas.

Por isso, ainda que muitas vezes seja necessário realizar os ajustes em movimento, a expansão e manutenção de qualquer operação de grande porte passa pelo planejamento estratégico, que implica diretamente na escolha de uma plataforma adequada de gestão.

Como a proporção das operações exige que os movimentos sejam estudados para que sejam definitivos, em companhias de médio e grande porte é natural que haja uma preocupação para que o serviço continue performando com excelência e conformidade sem alterações bruscas.

Neste artigo, você verá os principais benefícios obtidos por uma companhia do setor elétrico ou de saneamento quando opta pelo sistema SAP S/4HANA. Leia até o fim e saiba as vantagens competitivas do S/4 para operações em utilities.

Desenvolvendo perenidade para utilities em tempos de mudança

Segundo dados da pesquisa Aberdeen, “Ganhe vantagem competitiva”, de 2023, a nível global, a maioria das empresas com mais de 500 colaboradores adotou um Cloud ERP em vez da implementação on premise.

As empresas líderes de setor reconhecem a importância de focar na modernização da infraestrutura de tecnologia e aplicativos para se manterem no topo.

O que inclui a adoção de nuvem pública ou privada. Com isso, a lacuna entre as implementações na nuvem e on-premise tem aumentado continuamente, como indicam os números a seguir:

Adoção da nuvem: 90%

  • On demand/Software como serviço (SaaS): 46%
  • ERP hospedado e gerenciado pelo fornecedor de ERP: 33%
  • ERP hospedado e gerenciado por um terceiro independente: 11%

On premise: 10%

  • Pré-configurado em um dispositivo de hardware: 4%
  • Licenciado tradicional on premise: 6%

Ainda, de acordo com a Aberdeen, apenas 11% das organizações dependem de um único ERP, indicando que 89% têm dois ou mais ERPs, com uma média que varia de 5 a 6.

Além disso, tecnologias e recursos de integração estão entre os dez principais critérios para adquirir novas soluções, o que evidencia que o desafio maior é reunir os dados dispersos em diferentes sistemas para ter uma visão de 360º dos negócios.

Dados da pesquisa “Future Enterprise Resiliency and Spending Data Survey”, por sua vez, realizado pela IDC, em 2022, apontaram que 51% das organizações temiam que

  • problemas na cadeia de suprimentos;
  • inflação;
  • escassez de mão de obra;
  • tensões geopolíticas;
  • e variantes da COVID;

continuassem a surgir, atrasando o ritmo de recuperação das atividades globais até final de 2022 e início de 2023. Dado o cenário atual, agravado pelos eventos recentes no Rio Grande do Sul, a realidade brasileira se apresenta ainda mais complexa nesse sentido.

De modo que “95% dos CEOs buscam uma estratégia digital-first para aumentar a resiliência de suas empresas”, e, até 2025, “80% das organizações que estão adotando a economia digital-first exigirão aplicações corporativas avançadas” com inovação, recursos multifuncionais e autoaprendizagem.

O digital-first quer o melhor de dois mundos, em que um plano inovador de tecnologia de nuvem ajuda a modernizar a organização ao mesmo tempo em que reduz riscos e acelera o desenvolvimento dos negócios.

Na nuvem, sua gestão fica mais leve, e o céu é o limite

O estudo realizado pela IDC, apontou ainda que, até 2025, 50% dos usuários finais irão optar por aplicativos com IA incorporada, passando de sistemas de registro para sistemas de planejamento inteligente, fornecendo um caminho para melhores resultados.

De modo que os sistemas de planejamento inteligente possam fornecer atualizações contextualizadas, indicando, por exemplo, gargalos e/ou oportunidades.

Essa inteligência ajuda a promover um desempenho geral melhor para toda a organização. À medida que os sistemas ERP se tornam mecanismos inteligentes, há melhorias consideráveis na experiência do cliente, e construção de vantagens competitivas para as organizações que os utilizam, devido ao aprimoramento dos processos.

Benefícios do S/4HANA Cloud para os setores de utilities

Com a implantação do SAP S/4HANA Cloud Edition, parceiros SAP apresentaram um aumento de 34% da confiabilidade elétrica dos circuitos, quando utilizada a manutenção preditiva, bem como concluíram 1,9x mais projetos dentro ou abaixo do orçamento estipulado, além de terem elevado sua produtividade entre e 20 e 50% nos projetos simples, devido à otimização da alocação de recursos (habilidades, localização etc.).

Abaixo, seguem alguns benefícios que a transformação digital por meio do S/4 proporciona:

Personalização e Customização de Processos

Manufaturas podem precisar de personalizações, e o SAP S/4HANA Cloud Private Edition permite customizações específicas para otimizar e gerenciar produção sob demanda e fabricação just-in-time.

Além disso, há a possibilidade de Integrações específicas com sistemas de controle de máquinas (SCADA) e Internet das Coisas (IoT), que podem ser implementadas para monitoramento e controle em tempo real, melhorando a eficiência operacional.

Integração e Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos

A capacidade de integrar e gerenciar toda a cadeia de suprimentos em um único sistema facilita a visibilidade de ponta a ponta, ajudando a reduzir custos, melhorar a eficiência e

responder rapidamente a mudanças na demanda.

Ferramentas avançadas de gestão de estoque, logística e distribuição ajudam, por sua vez, a otimizar níveis de inventário, reduzir desperdícios e melhorar o atendimento ao cliente, conforme exemplo abaixo do módulo MM, de Gestão de Materiais.

Desempenho e Confiabilidade

Em operações de grande escala, a confiabilidade do sistema é crítica para evitar paralisações na produção.

Devido a esse detalhe operacional o SAP S/4HANA Cloud, garante alta disponibilidade e recuperação rápida de desastres, contornando intercorrências com análise de operações críticas em tempo real.

Conformidade e Segurança:

O sistema pode ser personalizado para cumprir regulamentações específicas do setor, como normas de qualidade ISO, e garantir a conformidade com requisitos ambientais e de segurança, garantindo proteção de propriedade intelectual e dados sensíveis, com controles de segurança robustos, por meio firewall personalizado, criptografia de dados em repouso e em trânsito, e restrições de acesso mais granulares.

Gestão de Projetos

Recursos para gerenciar grandes projetos de infraestrutura, desde a concepção até a implementação, com monitoramento de custos, cronogramas e desempenho.

Conformidade e Sustentabilidade

Ferramentas para monitorar e relatar conformidade com regulamentações ambientais e de segurança, como emissões de carbono e padrões de segurança operacional, proporcionando o efetivo exercício das atribuições de regulação e fiscalização estabelecidas pela legislação aplicável às atividades do serviço.

Escalabilidade e Flexibilidade

Menor necessidade de investimentos em infraestrutura de TI, com manutenção e atualizações gerenciadas pelo provedor de nuvem, porém com a capacidade de escalar recursos de TI conforme necessário, sem os longos prazos de provisionamento de hardware físico.

Ao optar pelo SAP S/4HANA Cloud, os recursos e funcionalidades do sistema são hospedados em servidores remotos da SAP ou de parceiros de nuvem, como AWS – Amazon, Microsoft Azure ou Google Cloud.

Isso significa que mesmo grandes empresas de utilities não precisam gerenciar a infraestrutura de TI localmente, como servidores físicos, redes e sistemas de armazenamento. O que garante que alocação de recursos em momento oportuno, sem investir em infraestrutura adicional que pode se tornar subutilizada ou obsoleta.

Além disso, é possível acessar o sistema de qualquer lugar, a qualquer momento, desde que tenha uma conexão com a internet e as devidas credenciais de acesso.

De líder para líder: a expertise da Megawork na implantação e suporte para utilities

Como foi demonstrando, o SAP S/4HANA Cloud oferece vantagens significativas para os setores de indústria e manufatura, e energia e utilities, ao fornecer uma plataforma robusta, segura e flexível que pode ser personalizada para atender às necessidades específicas desses setores.

A capacidade de integrar processos, melhorar a eficiência operacional, garantir conformidade e segurança, e oferecer escalabilidade e flexibilidade faz dessa edição uma escolha estratégica para empresas que buscam se destacar e crescer em seus respectivos mercados.

E é o que os líderes de mercado têm feito.

As soluções estendidas do SAP S/4HANA Cloud podem ser implementadas individualmente. Assim, é possível usá-las como etapas para uma jornada de transformação mais ampla, enquanto mantém o foco nas necessidades mais imediatas.

É o famoso Clean Clore. Ele padroniza os setores essenciais da empresa, que então pode se concentrar naquilo que é seu diferencial, no que torna seu negócio único.

Com o suporte de ponta-a-ponta do team Megawork, a implantação de funcionalidades de forma gradativa permite um payback em tempo recorde, devido à redução de custos e redução de perdas sem interrupção do negócio.

Somos líderes no setor de indústria e utilities, tendo realizado a primeira migração para S/4 no Brasil, e com grandes cases de implantação e suporte, como é o caso da Iguá:

São três décadas oferecendo soluções essenciais para o core business dos principais players do mercado nacional.

Escolha o melhor dia e horário para tirar todas as suas dúvidas sobre a nossa solução, e agende seu bate-papo exclusivo com nosso especialista.