Principais desafios do varejo na área fiscal. Veja como solucioná-los!

As empresas de varejo enfrentam grandes desafios em relação ao setor fiscal. Desde a compra e venda de mercadorias até decisões mais sérias como pagamento de tributos, tudo precisa ser considerado já que o sucesso do negócio está em jogo.

Regime tributário, cálculo correto dos impostos e pagamento de funcionários são apenas algumas questões de quem trabalha na área.

Assim, é preciso contar com soluções adaptadas a esse contexto, como veremos no artigo. Acompanhe e saiba tudo!

Principais desafios do varejo na parte fiscal

O Brasil detém uma legislação fiscal muito específica, além de complexa e que demanda o estudo contínuo, uma vez que as atualizações fiscais são frequentes.

Devido esse fato, os desafios fiscais do varejo são algo comum, o que cria a necessidade de profissionais preparados para manter as empresas varejistas no eixo, em dia com seus impostos e obrigações e sempre com rentabilidade.

Esses são alguns dos desafios do departamento fiscal:

  • Alto volume fiscal: muitos documentos, notas fiscais e relatórios que precisam ser preenchidos e entregues corretamente;
  • Benefícios fiscais – Ressarcimento de ICMS-ST: os contribuintes têm direito à devolução de parte de alguns tributos, sendo necessário estar atento aos prazos e exigências para requerer tais benefícios;
  • Controle de Crédito Pis/Cofins: esse controle é bastante útil, pois determina a diferença a ser paga pelos contribuintes através do DARF;
  • CIAP: o Controle de crédito de ICMS do Ativo Permanente confere o recebimento de créditos provenientes do ativo imobilizado, desde que as exigências do Bloco G do EFD sejam cumpridas;
  • Controle de remessa e retorno: acontece quando as notas de remessas de matéria-prima devem “voltar” como bem industrializado;
  • Automação de entrega de obrigações acessórias: embora o varejista busque por uma solução, nem todo software fornece um serviço de automação ágil e completo.

 

Como manter o varejo em alta com tantas regras e obrigações?

Não tem jeito: por mais que sejam tarefas repetitivas, é necessário cumprir normas e procedimentos para manter a empresa legal junto ao Fisco.

Além disso, isso também ajuda a torná-la confiável no mercado e apta a receber investimentos ou concessão de créditos, por exemplo.

Nesse contexto, a boa notícia é que existem práticas que facilitam a desburocratizar essa rotina estressante. Estamos nos referindo ao uso de recursos de gestão fiscal e a utilização de tecnologias do segmento fiscal.

Com eles, é possível ter acesso a benefícios fiscais, evitar pagamentos extras de tributos (como quando a empresa está em um regime inadequado) e estar preparada para fechar negócios com segurança.

 

As soluções fiscais da Megawork podem ajudar seu negócio!

A Megawork é parceria Thomson Reuters e referência no cumprimento da parte fiscal e tributária do seu empreendimento.

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Se você é varejista e precisa de ajuda no setor fiscal do seu negócio, pode contar com nossa gama de soluções Thomson Reuters:

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