As PMEs têm grandes oportunidades para crescer em 2020, veja as tendências deste ano

O ano de 2020 vai ser de muitas oportunidades de crescimento para as pequenas e médias empresas. Os consumidores estão mais exigentes, o ambiente online abre novas possibilidades e se torna cada vez mais forte.

As próximas tendências para as pequenas e médias empresas devem estimular o aumento nas vendas e a oferta de melhores serviços. Durante o último ano, elas investiram na criação de produtos para ampliar seu portfólio e conquistar novos clientes. A infraestrutura e a relação com colaboradores são pontos que devem passar por mudanças, seguindo os interesses das novas gerações por melhores experiências de trabalho.

Em busca de produtividade e resultados ainda melhores, as PMEs podem aproveitar algumas tendências que irão provocar mudanças na estrutura dos serviços oferecidos, são elas:

 

Comércio Eletrônico

Na imagem vemos uma miniatura de carrinho de compras com caixas dentro e ao lado, o fundo da imagem esta desfocado, mas notamos uma pessoa com cartão de credito digitando no computador. No canto superior direito da imagem, localizamos o logo da Megawork Gold Partner SAP.

As vendas no comércio eletrônico do mundo inteiro somaram US$ 3,53 trilhões em 2019. O crescimento esperado para 2022 é quase o dobro disso, de acordo com a Statista, empresa que reúne dados e informações de mercado. Essa tendência de crescimento mostra que as PMEs precisam aproveitar o momento para investir em seu portfólio online, buscando plataformas que permitam armazenar dados, integrando informações em diferentes formatos (utilizando também o mobile) para se manter ainda mais próximas do consumidor e gerenciar todas as informações de compra e venda.

 

Inteligência Artificial

Imagem de um braço com um relógio inteligente, na tela do relógio aparece imagens de ondas sonaras de uma assistente virtual. No canto superior direito da imagem, localizamos o logo da Megawork Gold Partner SAP.

As Empresas Inteligentes buscam estratégias para transformar dados em insights e assim oferecer boas experiências para seus clientes. Com a ajuda dos recursos de Inteligência Artificial o atendimento das PMEs pode chegar a um novo patamar de qualidade e competitividade. Ela possibilita o uso de recursos como os chatbots com respostas rápidas e a implementação de sistemas de reconhecimento de voz, que vem ganhando espaço e surgem para as empresas como um gancho de atendimento, mantendo a presença através da voz.

 

Geração Z

Imagem de 6 jovens (2 homens e 4 mulheres), de diferentes estereótipo e estilos, todos com celulares na mão encostados em uma parede cinza, na imagem diversos ícones de tecnologia aparecem sob os jovens. No canto superior direito da imagem, localizamos o logo da Megawork Gold Partner SAP.

Essa geração já nasceu em um universo superconectado. Eles trazem novas expectativas sobre o trabalho e buscam atuar em empresas que demonstrem seus ideais e que, para além do discurso, os coloquem em prática. É uma geração que busca crescer profissionalmente dentro das empresas onde atuam e por isso estão atentas às oportunidades.

Para lidar com as novas gerações, as PMEs precisam romper com velhos modelos de gestão, buscando recursos que engajem e ofereçam boas experiências para seus profissionais.

Com uma infraestrutura menor, as PMEs podem optar por modelos de trabalho como home office ou freelancer. Isso dará mais flexibilidade e pode ser mais produtivo para os processos.

A questão primordial é engajar o colaborador e oferecer boas experiências para que os resultados possam ser refletidos no atendimento e na satisfação do cliente.

 

Meio ambiente

Imagem das mãos de uma pessoa aparentemente mais velha, entregando uma muda de planta para as mãos de uma pessoa mais nova. No canto superior direito da imagem, localizamos o logo da Megawork Gold Partner SAP.

Será que as PMEs estão preocupadas em contribuir com o meio ambiente? Isso pode influenciar na decisão de compra do consumidor e fazer com que a empresa perca clientes e reputação. É importante adotar esforços para reduzir a emissão de poluentes, reaproveitando resíduos e utilizando materiais recicláveis em toda a sua cadeia produtiva. Nesse passo, é importante escolher bem os parceiros e fornecedores, mostrando sua preocupação com as questões ambientais pode aumentar ainda mais a rede de empresas que investem nesta área. O futuro das organizações também depende disso.

 

Avaliações

Imagem de uma mulher desenhando 5 estrelas de avaliação no centro da tela. No canto superior direito da imagem, localizamos o logo da Megawork Gold Partner SAP.

A opinião de outros usuários sobre o seu produto pode ter muito mais relevância do que questões como o preço na hora de decidir a compra. O modo como os consumidores descrevem o atendimento, a qualidade da entrega e detalham a jornada que tiveram ao comprarem os produtos da sua loja pode influenciar na captação de novos clientes. Por isso, se a sua empresa está no ambiente online, atente-se para a qualidade no atendimento e para a capacidade de desenvolver respostas rápidas e oferecer resoluções ao cliente. Isso ajuda a reforçar sua reputação.

Se quiserem crescer e se tornarem competitivas, as PMEs devem investir em soluções como sistemas de gestão empresarial, que ajudam a unificar os dados e simplificar processos, assim poderão obter informações precisas sobre os interesses de seus clientes.

O grau de automatização de uma empresa, pode ser facilmente avaliado, pela quantidade de planilhas que são necessárias para se obter dados ou extrair relatórios.

Quanto mais planilhas, menos informatizada, maior possibilidade de erros, maior dependência de pessoas, e maior possibilidade de fraude.

Na grande maioria das vezes planilha e retrabalho andam juntos, uma vez que os dados, que já existem em algum sistema, têm que ser redigitados ou na melhor hipótese, formatados antes da inclusão na planilha.

 

Quer conhecer e entender mais sobre soluções SAP e como elas atendem as demandas das pequenas e médias empresas? Clique aqui!

 

Fonte: SAP Brasil.