O despertar da transformação digital no setor de Atacado e Distribuição

Na Ásia, os negócios de uma família contribuem para quase metade do PIB do país. Exemplos dessa dominação de mercado inclui empresas familiares na Índia, Tailândia e na Indonésia.

Isso prevalece ainda mais no setor de atacado e distribuição, que vem sendo guiado por famílias tradicionais de geração em geração, de uma maneira bem convencional. Mas, as coisas estão começando a mudar com a transformação digital no setor.

A necessidade pela transformação digital no setor de Atacado e Distribuição está se tornando cada vez mais clara

Devido a dominação do mercado, a maioria dos negócios distribuidores asiáticos não são guiados pela tecnologia. Por gerações, eles rodam seus negócios com processos manuais, soluções de software caseiras ou baratas, e mesmo assim ainda aproveitavam um crescimento financeiro. O acesso a mão de obra barata e equipes de confiança contribuíram para que os investimentos em novas tecnologias fossem restringidos.

Dado o estado dos negócios desatualizados, abordar a transformação digital no setor de atacado e distribuição asiático se tornou uma tarefa assustadora. No entanto, com um cenário pandêmico já estendido torna-se difícil enxergar um caminho para a normalização, que vem impedindo esses negócios se manterem lucrativos.

Essas mudanças do mercado forçaram as empresas de médio porte a repensar sobre suas necessidades e prioridades de tecnologia, o que as tornou abertas para conversas sobre tecnologia digital.

Sustentando a transformação digital no setor de Atacado e Distribuição

Muitas empresas de médio porte acreditam que basta implementar uma solução moderna e assim já atingiriam a transformação digital. As soluções digitais podem ajudar a atingir as metas de transformação digital, mas não se trata de apenas implementar essa tecnologia, mas sim mudar fundamentalmente a forma como os colaboradores utilizam essa tecnologia para produzir resultados para a empresa.

Um ERP inteligente supera as limitações ultrapassadas como baixa latência, processos guiados manualmente, e modelos de entrega baseados no produto. O que importa na economia digital é a velocidade para mudanças, rápida adaptação voltada a inovação e automações inteligentes para o negócio.

Softwares e a tecnologia podem apoiar as ambições dos negócios, fornecendo informações suficientes e confiáveis no momento certo. Isso ajuda os colaboradores continuarem identificando as melhores formas de seguir as tendências e demandas do mercado, assim como as necessidades dos consumidores.

Novas tecnologias podem ajudar os distribuidores resolverem desafios, como por exemplo, distribuidores de alimentos possuem um giro no estoque maior comparado com áreas industriais, onde esse giro é muito menor. Isso se aplica para as margens em todo subsegmento do setor, pois são significativamente influenciadas por pressões competitivas dentro de cada um desses subsegmentos, como a habilidade da organização de diferenciar as ofertas em cada segmento respectivo.

Tecnologias & Benefícios

Os Atacadistas e Distribuidores de médio porte no mercado estão priorizando investimentos em automação de processos robóticos (RPA), machine learning, inteligência artificial (AI), análises preditivas e outras tecnologias emergentes para ganhar um pico competitivo, re-capacitar colaboradores e re-desenhar trabalhos. Eles estão integrando pessoas e máquinas perfeitamente, dessa forma podem atingir resultados no negócio como:

  • Crescimento de receita: Aumentar as oportunidades de upsell e cross-sell, novos fluxos de receita;
  • Rentabilidade: processos inteligentes e autônomos que reduz custos, aumenta a economia, melhorando a conformidade de gastos do fornecedor e elevando a produtividade de vendas;
  • Eficiência de ativos: níveis de estoque reduzidos
  • Estratégico: melhora da satisfação do consumidor, redução do TCO, melhoria na agilidade, redução nos riscos de negócios e tecnologia, melhorando as tomadas de decisões.

Exemplos da Transformação Digital no setor de Atacado e Distribuição

Dependendo do ponto de partida de um distribuidor ou de quão rápido ele deseja progredir em uma jornada digital, existem vários caminhos para a adoção das tecnologias inteligentes mostrando um impacto rápido e significativo nos negócios.

Por exemplo, alguns distribuidores atacadistas do setor eletrônico recentemente se beneficiaram de poderosas transformações digitais suportadas pela tecnologia de nuvem. A adoção de novas tecnologias resultou em um TCO (custo total de propriedade) mais baixo, maior agilidade nos negócios e melhores experiências para os clientes.

Mesmo que as margens sejam essenciais para que os distribuidores permaneçam com suas organizações viáveis ​​e sustentáveis, conquistar o conceito de precificação não é suficiente. Para vencer no mercado de B2B competitivo e frequentemente imprevisível de hoje em dia, os distribuidores devem explorar formas progressivas de gerar volume e preços mais elevados com a tecnologia em alta.

 

Por: Vivek Magoo – Diretor Sênior na Unidade de Negócios de Atacado e Distribuição da SAP