Esteja preparado para crises e interrupções no setor de Atacado e Distribuição – Por Mark Jordan
O último ano foi um lembrete para todos os distribuidores que é preciso melhorar a capacidade de planejar, e para muitos questionar a importância do planejamento em si. Interrupções no setor de suprimento é algo novo. 2020 foi um ano que exemplificou um caso de interrupção extrema. Houve crises no setor de Atacado e Distribuição
Mas pensando bem, tais interrupções são apenas mais uma constante na cadeia de suprimentos. Em termos de pandemias, apenas, não faz muito tempo que passamos pela Zika, H1N1, SARS, Gripe Aviária e outras doenças que afetaram o mundo todo de forma imprevisível.
É só uma questão de tempo até os distribuidores experienciarem uma grande interrupção ou crise em seus negócios, e geralmente é um impacto imprevisível. Combinar a fluidez normal da demanda da cadeia de suprimentos e o planejamento, é algo complicado e um exercício constante.
Essa situação causada pela pandemia e especialmente essas interrupções citadas dos últimos anos, foram para muitos distribuidores um lembrete que essas situações imprevisíveis existem e que é necessário se capacitar e se preocupar mais com o planejamento.
Reagindo às interrupções e possíveis crises do setor
Independentemente das crises, todo distribuidor deve planejar o futuro. Para competir no mercado atual, distribuidores precisam ter as ferramentas certas e conhecimento para prever demanda, as condições do mercado e necessidades dos clientes. Os distribuidores também devem aprender como equilibrar essas mudanças no setor, seja combinando diferentes opiniões, aspirações de crescimento, recursos, prazos de entrega e definir suas limitações financeiras para conseguir executar o que é prioridade nos seus negócios.
Aumentar o seu estoque emergencial é uma reação natural a esse tipo de situação, pois manteria os serviços e a qualidade aos clientes, mas também coloca uma pressão ao negócio para alocar ainda mais espaço e capital para o inventário, o que consequentemente traz outros desafios.
De qualquer forma ter o estoque ideal e capital para fazer isso acontecer, é a “fórmula perfeita” do distribuidor, e sem dúvidas, a grande chave para fazer isso acontecer é ter um planejamento eficiente.
A cadeia de suprimentos é fluída, e para muitos, um planejamento linear pode resultar em reações e soluções de problemas que podem não ser o melhor caminho e nem entregar os melhores resultados. O mundo tem mudado, e as crises e interrupções nos negócios querem dizer que não apenas é preciso reagir rápido, mas também com inteligência.
A tomada de decisão em momentos de pânico pode ser remediada com a diversificação da rede de sua cadeia de suprimentos, a adoção de ‘mindsets’ e ferramentas inseridas no meio digital. Isso quer dizer reconhecer e aceitar ajuda da tecnologia no planejamento do setor, deixando de lado o pré-conceito sobre modelos de planejamento, permitindo novas opções, que irão possibilitar o seu negócio responder rapidamente às crises e prevendo qualquer variável que possa atrapalhar o seu negócio, baseado em dados e uma grande rede totalmente conectada.
A necessidade de estar um passo à frente das crises e interrupções, requer entendimento em tempo real de inteligência de mercado, capacidades e recursos no setor, também entender o comportamento do consumidor. Usar essas informações para calcular sua exposição e visualizar oportunidades em diferentes cenários, ajudarão a equilibrar as condições futuras, e variáveis do mercado, o que resultará em um plano sólido de demanda, baseado nos produtos e suas categorias.
Aproveitando o Business Inteligence para escalar o negócio
Como dito, a cadeia de suprimentos é bem fluída, mas ainda precisa ser medida. Para ter os melhores resultados previsões devem ser baseadas em dados, e não em “achismos”. Mesmo calculando todas as variáveis, sem dúvida essa medição precisa sempre ser re-ajustada. Quanto mais inteligência os distribuidores conseguem agregar em seu sistema, mais ajudará os planejadores ir além do conhecimento comum para reagir em situações adversas, utilizando da automação e otimização através de algoritmos que podem ajudar a calcular os cenários mais complexos dessas possíveis situações. Quanto mais perto da transparência em tempo real da sua cadeia de suprimentos, como produtos em transporte, produtos em mãos, capacidade do seu estoque, logística e sinais da demanda, o melhor e mais preciso seu negócio conseguirá reagir a situações em tempo real.
Tecnologias avançadas como machine learning podem ajudar os planejadores nas tomadas de decisões, destrinchando dados históricos e revelando tendências que irá permitir responder pró-ativamente a novas condições e mais precisamente prever mais assertivamente as variáveis do futuro.
A capacidade de monitorar a demanda oferece aos planejadores a oportunidade de entendê-la em tempo real e prever possíveis impactos, suavizando as operações realizadas.
O planejamento da cadeia de suprimentos não deve ser levado em consideração apenas nas quatro paredes do seu negócio. Os stakeholders externos também tem grande impacto na cadeia de suprimentos, e na sua capacidade de responder a interrupções no mercado. Previsões e operações mais assertivas e precisas podem ser alcançadas conectando seu negócio em uma rede de pessoas e parceiros comerciais no processo de planejamento digital.
Construindo cenários para superar as crises no setor
Resiliência na cadeia de suprimentos significa flexibilidade e poder para responder da melhor forma a interrupções que podem impactar o negócio. Se preparar para o desconhecido é uma tarefa desafiadora, e ter planos lineares que abordam apenas um pequeno número de cenários possíveis não irá preparar e seu negócio para essas rápidas mudanças que os espera. Os distribuidores precisam da habilidade de calcular vários cenários possíveis, usando dados em tempo reais para se preparar a essa volatilidade inevitável que afeta e muda o mercado.
Para alcançar a verdadeira resiliência no setor, os distribuidores precisam ter vários planos para quando essas crises acontecerem. Isso requer uma nova forma de se planejar, digitalmente. Cenários voláteis e condições adversas são difíceis de se calcular apenas em planilhas. Os distribuidores devem determinar um número de cenários possíveis e depois adicionar diferentes condições a esse número, para de fato entender como reagir de forma otimizada. Isso tudo requer as ferramentas necessárias para alcançar essa capacidade e preventivamente encontrar vulnerabilidades em sua cadeia de suprimentos.
Essa habilidade de planejar cenários possíveis em tempo real, também irá acelerar a tomada estratégica de decisões e escolhas difíceis como adicionar e remover produtos, mudar de fornecedor, diminuição de custos e como manter um bom serviço ao consumidor.
Criar esses cenários e comparar em tempo real como sua base está respondendo, permitirá que você enxergue se as coisas estão no caminho certo e ou se há tendências que você precisa se atentar e responder. As ferramentas digitais permitem os planejadores operar em cima de intervenções baseadas em exceções e que concentrem seu tempo em tarefas de alto valor. Então tais cenários e o uso de dados em tempo real irá te ajudar a ter mais equilíbrio dos investimentos baseados no desempenho real da sua cadeia de suprimentos, e te dar autonomia para responder com inteligência a volatilidade do setor.
Colaborando com o processo de vendas e operações
O planejamento geralmente começa com as projeções de vendas, e é importante ter um consenso em relação a diferentes perspectivas das partes interessadas funcionais, os stakehholders. Por exemplo, o marketing pode ter uma aspiração, as vendas podem prejudicar as projeções, operações podem querer minimizar a falta de estoque, e o financeiro pode querer melhorar outras linhas. A constante colaboração é a chave para melhorar todo esse processo e manter as operações simplificadas, um resultado financeiro esperado e níveis adequados de estoque.
A conexão no meio digital remove a latência de informação entre departamentos da empresa, o que aumenta a flexibilidade e colaborações que muitas vezes eram complicadas de se fazer. Para os melhores resultados, você precisará tomar decisões baseadas no equilíbrio do foco do cliente, operações, e prioridades de procurement e o lado financeiro. A colaboração e as ferramentas de cenário podem ajudar os distribuidores alcançarem as melhores formas de planejamento nas operações.
Como se preparar para a jornada
O planejamento no seu negócio é um componente vital e fundamental para o sucesso de qualquer distribuidor. Infelizmente, mesmo o melhor plano ainda está sujeito à ajustes, então a chave é utilizar ferramentas que proverão para sua equipe a habilidade de colaborar, criar cenários e medir progresso em tempo real e responder de forma inteligente.
Veja, o planejamento do negócio é parecido como dirigir um carro: você até sabe onde é o destino que quer chegar, mas coisas podem acontecer no caminho, e você tem que saber responder a essas condições adversas, mesmo em tempo real, para que chegue aonde quer chegar. Quanto mais preparado você estiver com inteligência digital e conexão com as partes interessadas, melhor serão seus resultados quando futuras situações inevitáveis e interrupções aparecerem em sua rota.
Sobre o autor: Mark Jordan – Solution Manager for Wholesale Distribution Industry Business Unit na SAP. Possui mais de 19 anos de bagagem em softwares de gestão para produtos e desenvolvimento na experiência de negócios.
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