Megastone: soluções SAP para indústrias de produção contínua

Não raro, diferentes segmentos do mercado podem vir a exigir customizações específicas, não ofertadas pela configuração padrão de um ERP, para evitar gaps na gestão de seus negócios.

Tendo as necessidades do mercado como prioridade, o ambiente SAP S/4HANA permite customizações específicas para otimizar todo back office e gerenciar o processo comercial de compras e vendas, e de fabricação, seja ela 24/7 ou just-in-time.

Além disso, há a possibilidade de Integrações específicas com sistemas de controle de máquinas (SCADA) e Internet das Coisas (IoT), que podem ser implementadas para monitoramento e controle em tempo real, melhorando a eficiência operacional.

A capacidade de integrar e gerenciar toda a cadeia de suprimentos em um único sistema facilita a visibilidade de ponta a ponta, ajudando a reduzir custos, melhorar a eficiência e responder rapidamente a mudanças na demanda.

E muitas dessas configurações acabam se consolidando como pacotes especializados para determinados segmentos e atividades, como é o caso do Megastone, o pacote de soluções para indústria de produção contínua, desenvolvido pela Megawork.

Conheça algumas funcionalidades e saiba os benefícios dessa solução exclusiva!

SAP FI — Financial Accounting: contas a Pagar e Contas a Receber

A falta de dados fiscais centralizados, o processamento manual e a ausência de monitoramento dos preços de transferência levam a declarações fiscais incorretas.

Para tanto, o módulo de Financial Accounting (FI) automatiza o registro das transações financeiras, garantindo a precisão das informações.

Além disso, a geração de relatórios e registros, quando na versão S/4HANA Cloud, é realizada em conformidade com normas locais e internacionais (IFRS, GAAP) — atualizadas automaticamente pelo sistema quando sofrem alterações.

A organização gera faturas automáticas para seus clientes com base nos pedidos e acompanha os pagamentos, enviando lembretes automáticos para clientes em atraso, garantindo um fluxo de caixa saudável.

LEIA TAMBÉM: SAP S/4HANA para serviços profissionais: inteligência para líderes de mercado

Ele também avalia a capacidade de crédito dos clientes e define limites para minimizar riscos de inadimplência.

O mesmo ocorre para fornecedores, com pagamentos automáticos para garantir que ativos estejam sempre disponíveis e em operação. As faturas passam, no entanto, por um fluxo de aprovação antes do pagamento, garantindo conformidade e controle.

No caso dos ativos, a empresa pode manter um registro detalhado de todo maquinário e equipamento e calcular automaticamente a depreciação dos ativos, integrando essas informações com o planejamento de manutenção para garantir que a frota esteja sempre em boas condições.

Para tanto, o setor utiliza o módulo FI, integrado ao módulo AM-Asset Management para registrar e aprovar faturas de fornecedores, programando pagamentos automáticos para garantir que a operação não pare.

Além disso, todos os ativos fixos, incluindo veículos, equipamentos de manutenção e infraestrutura passam por cálculo automático de depreciação com base em métodos e períodos definidos.

SAP EWM — Extended Warehouse Management

Empresas envolvidas no processo de extração e beneficiamento terão sempre de lidar com uma variável nada sutil: o volume das operações e o risco de manejo da matéria prima.

Ao operar diariamente com carga pesada, processos manuais de conferência e fiscalização podem levar a atrasos, erros de entrada de dados e dificuldades na verificação de qualidade e, além de tudo, riscos.

O SAP EWM ajuda a otimizar a utilização do espaço de armazenamento com algoritmos inteligentes que determinam a melhor localização para cada item. Integrado aos módulos MM e SCM, oferece uma visão holística da cadeia de suprimentos, melhorando a coordenação e a eficiência.

Um galpão de rochas, por exemplo, que utilize o SAP EWM, é capaz de monitorar estoques em tempo real e garantir que o material seja armazenado nas condições corretas, evitando perdas e mantendo a qualidade.

Ele possibilita o gerenciamento dos processos de entrada para validar os dados para notificações avançadas de remessa, otimizar os processos de recebimento e dar suporte às atividades de armazenamento e rastreamento do inventário físico, além de melhorar a visibilidade do pátio e monitorar o equipamento de manuseio de material.

SAP PS —  Project System: gestão de projetos

Adequação e regularização; entre outros benefícios, é o que se pode esperar do módulo SAP PS para projetos de grande porte como os realizados em segmentos de extração e beneficiamento.

Com ele, é possível o efetivo exercício das atribuições de regulação e fiscalização, estabelecidas pela legislação aplicável às atividades de cada indústria.

Um controle efetivo das etapas garante que os registros das operações de cadastro e movimentação dos ativos e instalações sejam feitos corretamente.

Utilizando Estrutura Analítica do Projeto (WBS), é possível definir a estrutura do projeto em hierarquias, permitindo um planejamento detalhado de todas as etapas do desenvolvimento de operações de campo, instalações de processamento e áreas de armazenamento por exemplo.

Deve-se elencar as macro-etapas das obras com uma estimativa de tempo associada.

Dividindo o projeto em fases, como solicitação, planejamento, elaboração, execução e enceramento, por exemplo, torna-se possível a Gestão de Milestones; monitoramento do progresso do projeto através de marcos importantes, garantindo que as etapas críticas sejam concluídas no prazo.

Na solicitação, por exemplo, realizam-se o recebimento e despacho, levantamento de campo e elaboração de projeto com orçamento, validação do projeto e liberação do orçamento

Ao receber o projeto executivo, deve-se conferir se toda documentação relativa foi entregue. Munido do projeto, os responsáveis realizam uma vista no local da obra para averiguar a exequibilidade do projeto.

SAP MM – Material Management: controle de estoque

Ferramentas avançadas de gestão de estoque, logística e distribuição ajudam a otimizar níveis de inventário, reduzir desperdícios e melhorar o atendimento ao cliente, conforme exemplo abaixo do módulo MM, de Gestão de Materiais.

Em indústrias de extração, onde o controle de estoque é crucial devido ao volume de carga da matéria prima e ao desgaste dos ativos envolvidos na cadeia produtiva, o sistema SAP oferece várias funcionalidades específicas para garantir a eficiência e minimizar desperdícios.

A empresa pode monitorar os prazos de validade e garantir que produtos mais antigos sejam utilizados ou vendidos primeiro, seguindo o princípio FIFO (First In, First Out).

SAP QM – Quality Management: controle de qualidade da produção

O SAP QM permite a configuração de inspeções de qualidade automáticas durante o recebimento de matérias-primas e ao longo do processo de produção.

Ele garante que somente produtos dentro do padrão de qualidade da empresa sejam enviados ao mercado, reduzindo o risco de devoluções e desperdício.

Para rochas e mineração, áreas extrativas, por exemplo, que exigem a capacidade de adequação a regulamentações, a não conformidade pode resultar em multas, ações e perda de credibilidade.

Para as rochas, o Megastone proporciona análise de produção por período, material e centros de trabalho, além de:

  • Geração de nota fiscal de extração (na extração).
  • Geração de nota fiscal de transformação (na serrada).
  • Apuração do custo real planejado na ordem.
  • Baixa automática e controle de matéria prima e insumo na ordem de produção.
  • Entrada de mercadoria no momento da confirmação do apontamento de produção.
  • Emissão de etiquetas de chapas durante confirmação do apontamento de produção.
  • Emissão de etiquetas do cavalete no término da montagem.

Megastone na prática

Assim, na prática, temos que, no acompanhamento da produção, o Megastone proporciona o controle detalhado de tópicos como:

Previsão de demanda

Ao fornecer dados sobre a qualidade dos produtos, em diferentes estágios da produção, ajuda a prever quando um lote específico pode falhar e a ajustar o planejamento de produção, de forma a evitar, por exemplo, a produção em excesso de produtos que poderiam ser rejeitados.

Além disso, fatores como variações sazonais que influenciam na qualidade da pedra extraída podem ser levados em consideração para registro de fornecedores, tipo de pedra, período, lote etc.

Gestão de armazéns

Garante que somente produtos nos padrões de qualidade sejam armazenados e expedidos, além de monitorar as condições de armazenamento que possam afetar a qualidade.

O desafio então caracteriza-se pela armazenagem de materiais de grande portem volume e carga, de diferentes tipos, cada um com seus próprios critérios de qualidade.

Dessa forma, cada lote é devidamente etiquetado e rastreado, assegurando que não haja misturas indevidas. Como diferencial, há possibilidade de monitorar em tempo real as condições de armazenagem, como umidade e temperatura e exposição a determinadas substâncias.

Inspeção de qualidade

É possível verificar cada etapa do processo produtivo – desde a extração até o processamento e acabamento. Dessa forma, qualquer não conformidade pode ser identificada o quanto antes, minimizando desperdícios e retrabalho.

O sistema pode ser configurado para realizar verificações com base em critérios específicos, como densidade, resistência à compressão, uniformidade de cor e textura, assegurando que todos os requisitos sejam atendidos antes de o material ser enviado ao cliente.

Isso também oferece um histórico de auditoria detalhado para fins de rastreabilidade e análise de performance.

Por que optar pelo Megastone?

Megastone: projeto pré-configurado por indústria, com governança e metodologia ágil

A implantação segue a metodologia exclusiva SAP, a SAP Activate.

A Activate tem como base os principais elementos das Metodologias Ágeis, como o Scrum, e o que há de mais moderno e testado nas grandes empresas de todo o mundo.

Com ênfase no valor de negócio e com uma abordagem colaborativa que envolve as partes interessadas, a SAP Activate é focada no cliente, proporcionando entregas interativas e contínuas, e garantindo que as exigências de maior valor para os usuários sejam atendidas com prioridade

No decorrer do projeto, as entregas melhoram progressivamente, Sprint por Sprint, através de mudanças e melhorias que são incluídas e refinadas pelo processo de backlog priorizado do produto.

Dessa forma, há não só economia de custo do projeto, mas também encurtamento de prazos das entregas.

Some-se a isso as customizações pré-configuradas por indústria, como o pacote Megastone, e o que se tem é ainda mais agilidade na adequação da plataforma aos processos da empresa.

Expertise: sua empresa é especializada, seu sistema de gestão também deve ser

O investimento corporativo em ativos digitais tem predominado em relação a todos os outros investimentos.

De acordo com a Pesquisa do Mercado de Trabalho Global, 82% dos executivos planejam investir massivamente em tecnologia em suas operações nos próximos cinco anos.

Porém, além do montante de investimento, o mercado irá exigir que os negócios redefinam a noção de geração de valor.

Gestores devem se preparar não somente para custo das operações, mas investir também em capacitação de colaboradores-chaves, portadores de conhecimento e provedores de informações e dados valiosos a respeito da produção.

Com as funcionalidades do pacote Megastone, gestores tornam-se aptos a conduzir operações ininterruptas, desde o planejamento, passando pela produção e armazenamento, ao transporte.

Ao mapear, organizar e controlar seus processos com o S/4, além de BI e controle de documentos digitais, o parceiro Megawork:

  • aumenta a pontualidade das entregas e reduz os custos de frete com execução precisa de pedidos, vários modos de expedição, seleção de transportadoras, processamento de carga e muito mais.
  • rastreia todos os processos operacionais de cada setor do seu negócio, e passa a ter uma visão 360º da organização, com conhecimento detalhado de cada setor.
  • promove atualização em tempo real e acesso instantâneo remoto a documentos, melhorando a comunicação entre fornecedores, colaboradores e seus setores.

Megawork: certificações comprovadas nas soluções SAP e expertise nas indústrias do cliente

Optar pela implantação do MegaStone com a Megawork é garantir exclusividade, planejada por quem atua ativamente no dia a dia do negócio, oferecendo suporte 360º ao cliente, ao longo de todo ciclo de vida do projeto.

Com profissionais qualificados, especialistas em SAP e diferentes setores de mercado, são mais de 30 anos reduzindo custos, elevando o desempenho e a qualidade do trabalho dos colaboradores.

Três décadas entregando soluções tecnológicas essenciais e disponibilizando know-how a serviço do cliente com um time que entende as operações próprias do negócio e participa proativamente das melhorias e capacitação dos usuários.

Além da plataforma capacitação para as funcionalidades do SAP S/4HANA, o outsourcing de profissionais dedicados presencialmente potencializa essa curva de aprendizagem e adaptação.

Fale a agora com um especialista e comece automatizar sua produção!