Como otimizar a cadeia de suprimentos do setor de Atacado e Distribuição e lucrar mais
A gestão da cadeia de suprimentos, ou Supply Chain, é mais um dos grandes desafios enfrentados pelos atacadistas e distribuidores brasileiros. A pouca adoção de automação e digitalização de processos ligados à compra, estocagem, empacotamento, e transporte de mercadorias, por exemplo, são algumas das barreiras que travam o crescimento de muitas empresas desses setores.
Possuir controle operacional, alto nível de prestação de serviços e ferramentas que possam garantir o pleno andamento dos negócios, são fatores cruciais para você se tornar mais competitivo e lucrativo.
Aqui, vamos elencar algumas dicas para que você possa melhorar os resultados da sua operação de Supply Chain:
1- Integre as áreas e processos em um único ERP
Centralizar as informações e integrar as diferentes áreas que sustentam o Supply Chain da sua empresa, facilita as tomadas de decisão, e ajuda a criar um ambiente no qual o controle de dados flui mais naturalmente. Dessa forma, os gestores passam a ter em mãos informações atualizadas de estoque e logística, passando por compras e vendas, possibilitando a correção de erros e a melhorias de processos em tempo real. Nesse cenário, o SAP S/4HANA, da SAP, é sem dúvidas a melhor plataforma de gestão para unificar as áreas das empresas do setor de Atacado e Distribuição, por estar alinhada às melhores práticas mundiais de administração.;
2 – Mantenha controle sobre seus fornecedores
Os fornecedores são parceiros comerciais dos atacadistas e distribuidores. São eles que abastecem os estoques com mais diversas mercadorias e produtos para venda, mas devem ser controlados com frequência, para garantir as entregas dentro dos prazos e melhores valores de compra.
3 – Aprimore a previsão de demandas
Um dos muitos obstáculos na vida dos gestores de atacados e distribuidoras é prever quando uma mercadoria terá mais saída, e evitar que os estoques fiquem parados. Assertividade é uma das palavras-chaves na gestão da cadeia de suprimentos, e um sistema ERP munido com inteligência e ferramentas de análise preditiva – Business Analytics (BA) e Business Intelligence (BI) – pode te ajudar a antecipar pedidos de clientes e assegurar a compra de determinado produto, por exemplo.
4 – Escolha um parceiro de negócios que fala a sua língua e entende as necessidades do setor
Um sistema de gestão robusto é tão necessário quanto um parceiro capaz de atender às demandas específicas do seu modelo de negócio. Esse parceiro precisa ter experiência e know-how para te ajudar a criar uma cadeia de suprimentos eficiente e assertiva.
Nós, da Megawork, temos soluções exclusivas que permitem o gerenciamento das ordens de vendas e de acordos comerciais e verbas, e a criação de combos promocionais, que é a combinação de produtos ou serviços com valor agregado aos seus clientes, que permitem uma economia entre 7% a 15%, se comparado à compra do mesmo número de itens separadamente. Uma grande estratégia de marketing muito efetiva e rentável; Além disso, temos solução para a Gestão de Contratos e Verbas, sua empresa pode aprimorar o controle sobre o comportamento dos seus fornecedores,
observando de perto questões como, preços e qualidade das mercadorias, atendimento às especificações contratuais, entre outros.
Somos certificados pela SAP com expertise no atendimento nos setores de atacado e distribuição realizando a implantação do SAP S/4HANA, com satisfação comprovada pelos nossos clientes. Conheça nossos cases de sucesso do setor.
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