Business Technology Platform: 3 soluções em SAP BTP para o seu negócio

Entenda o conceito de Plataforma como Serviço (PaaS)

Assinatura de funcionalidades de middleware para infraestrutura digital: é o que o serviço de uma plataforma de desenvolvimento oferece. Além de customizável e expansível, a SAP Business Technology Platform também disponibiliza serviços pré-configurados que podem ser contratados e adicionados como extensão ao ERP principal.

Os pilares da plataforma seguem o que há de melhor no ambiente SAP. Os principais recursos incluem:

  • Desenvolvimento de aplicações
  • Automação
  • Integração
  • Dados e análise
  • Inteligência artificial

Como tecnologia em nuvem, oferece ainda funcionalidades de segurança para autorização e autenticação, balanceamento de carga, roteamento e serviços de banco de dados. Ainda que em nuvem, servidores físicos ou virtuais podem ser adicionados ou removidos conforme necessário, facilitando a escalabilidade. Daí sua compatibilidade com ofertas on-premise.

Desenvolvimento de Aplicações

  • O SAP BTP capacita desenvolvedores a criar, implantar e gerenciar aplicações de forma eficiente. Há diferentes níveis de autorização para diferentes níveis de capacidade e função.
  • Suporta diferentes linguagens de programação e abordagens de desenvolvimento, como JAVA, ABAP, .Net e Kubernetes.
  • Acessibilidade de diferenciação das habilidades de desenvolvimento no-code, low-code e desenvolvimento integral.

Automação

  • Permite às organizações automatizarem tarefas repetitivas, aumentando a eficiência e reduzindo a necessidade de intervenção manual em processos de negócio.
  • Oferece recursos de automação de workflows, possibilitando o design, execução e monitoramento de fluxos de trabalho complexos de maneira simplificada.

Integração

  • Utiliza o Integration Suite para facilitar a conectividade entre ambientes on-premise e em nuvem.
  • Possibilita a comunicação fluida e a troca de dados entre diferentes sistemas, aplicações e fontes de dados.
  • As organizações podem eliminar “silos de dados”, otimizar processos de negócio e aproveitar ao máximo seu ecossistema digital.
  • Integrações com sistemas de controle de máquinas (MES e SCADA) e Internet das Coisas (IoT), que podem ser implementadas para monitoramento em tempo real.

Dados e Análise

  • Proporciona acesso direto e sem filtros a dados de operações críticas, independentemente da localização.
  • Com o Datasphere, a mais nova solução SAP para armazenamento em nuvem, os dados são unificados, eliminando “silos” (base de dados intermediárias), proporcionando integração, classificação e modelagem semântica.
  • Reúne análise e planejamento em um mesmo ambiente SAP para acesso facilitado a diferentes fontes de dados.

O SAP BTP é a base tecnológica unificada para aplicações SAP, atuando como uma espécie de “cola” que permite a integração enquanto preserva o Clean Core.

A importância de manter o clean com o SAP Business Technology Platform

Tem-se tornado ponto pacífico que, para garantir a estabilidade do sistema e facilitar as atualizações, o recomendável é que se mantenha preservado o clean core. O que significa manter o sistema atualizado e compatível com a tecnologia em nuvem.

O termo “Core” em Clean Core refere-se aos componentes essenciais do SAP S/4HANA Cloud, incluindo:

  • Processos
  • Dados
  • Integração
  • Operações
  • Extensibilidade

Esses componentes formam a base do sistema, e “Clean” significa que esses elementos são mantidos atualizados, compatíveis com a nuvem.

Ao combinar esses princípios, a abordagem Clean Core garante estabilidade e facilidade de atualizações ao sistema, sem alterar a estrutura de software e comprometer as funcionalidades centrais.

Para soluções on-premise, retornar à implementação padrão pode ajudar a alcançar esse objetivo. Para tanto, é possível criar extensões integradas, personalizando processos de negócio sem comprometer a estabilidade do núcleo da aplicação.

A extensibilidade permite que as empresas construam e aprimorem seus investimentos em aplicações para atender às suas necessidades dinâmicas, garantindo valor contínuo. Com o SAP BTP como plataforma subjacente, novos recursos podem ser entregues de forma ágil e rápida.

Desafio da gestão data-driven: três soluções em BTP

Atualmente, organizações que se baseiam em dados para tomar decisões enfrentam três desafios centrais:

  • Gerencias rotinas com bases de dados complexas que abrangem múltiplos sistemas e estão distribuídas em landscapes
  • Facilitar a colaboração entre os times de Análise e de Ciência de Dados.
  • Conectar insights analíticos e sugeridos por inteligência artificial para alcançar resultados relevantes.

Superar esses e outros desafios conduz ao mesmo destino: a eficiência operacional. No entanto, o crescimento do negócio e aumento da complexidade organizacional e do volume de processos e dados exige uma nova solução: conciliar todas essas ferramentas, direcionando-as para um mesmo fim.

LEIA TAMBÉM: SAP S/4HANA para serviços profissionais: inteligência para líderes de mercado

Abaixo, apresentamos 3 exemplos de como diferentes tecnologias, dados e sistemas podem ser integrados

VCO – Remuneração variável

Toda empresa conhece esta lei comercial: um time mais engajado e mais produtivo traz mais resultados. Mas como chegar lá? Recompensa.

Premiando resultados de forma proporcional ao seu desempenho, sua equipe comercial se tornará imbatível.

E é o que nova solução SAP S/4HANA oferece, ao permitir a configuração de remuneração proporcional a resultados, de acordo com critérios estabelecidos por equipes e gestores.

Utilizando configurações e parametrizações, com o VCO – Remuneração Variável” é possível calcular comissões com base em volumes de vendas, faturamento mensal, produto foco mensal ou periódico, efetividade das visitas a clientes, cobertura de vendas em clientes grandes redes e margem, além de índices de devolução e inadimplência.

LEIA TAMBÉM: SAP S/4HANA para atacado e distribuição: supply chain de ponta a ponta

A solução também oferece uma área destinada à configuração de categorias, grupos e subgrupos para os vendedores. É possível ainda:

  • Configurar a hierarquia organizacional da equipe de vendas.
  • Inserir para cada cargo o valor possível da premiação.
  • Distribuir o prêmio de acordo com o peso dos indicadores.
  • Atribuir metas diretamente a funcionários ou restringi-las a grupos e subgrupos com base nos indicadores.
  • Cadastrar produtos que serão o foco do mês ou do período.
  • Cadastrar mix de produtos que serão o foco do mês ou do período com indicadores de premiação.

A empresa escolhe as regras do jogo e as parametrizações fazem tudo com precisão e transparência.

Asset Management — serviços de campo sem perdas e sob controle

Desafio de grandes empresas com catálogo amplo de ativos sob manutenção, em uso ou em estoque, o controle adequado de materiais representa uma solução estratégica para evitar perdas e paradas não planejadas.

Para indústrias e negócios com linhas de produção contínua e com serviços de campo, o futuro da manutenção está no Asset Management, ferramenta que vai unificar o processo de gestão da manutenção em um só sistema, transformando a forma como se gerenciam os ativos.

Visando versatilidade, o aplicativo possui versão mobile, permitindo que todas as ordens de manutenção estejam na palma da mão em qualquer localização.

Será possível realizar os apontamentos em campo, proporcionando uma versão em tempo real de indicadores, melhorando a qualidade da informação e facilitando a tomada de decisões.

Com o Asset Manager, é possível ver no mapa o local de instalação de todos os equipamentos, permitindo o acompanhamento de todas as atividades. Tudo isso com o apoio do conjunto de mapas do ArcGIS.

Expedição e controle e estoque — IoT

Manufaturas inteligentes são a combinação de várias tecnologias e soluções que, se integradas, proporcionam um ecossistema industrial harmônico, sem pontos cegos.

No entanto, a variedade de recursos acaba gerando um novo desafio, exigindo uma nova solução: conciliar todas essas ferramentas, direcionando-as para um mesmo fim, sem gaps, erros e conflitos.

A necessidade de se diferenciar é cada vez maior para os distribuidores atacadistas, que tem assumido funções de segmentos industriais vizinhos, como manufatura ou varejo. O resultado é uma confusão dos papéis na cadeia de suprimentos.

Manufaturas que integram processos de atacado têm muito a se beneficiar com a inovação e a digitalização para se destacar em um mercado competitivo.

Em empresas, por exemplo, cujo CD fica apartado da sede da fábrica, e exige um fluxo de expedição interna que compara e valida o volume liberado pela linha de produção e o estoque recebido para armazenamento, pode haver processos manuais, em diferentes ambientes da estrutura organizacional e com diferentes sistemas-satélite, para tarefas como etiquetagem, bipagem, paletização e carga e descarga.

Para responder ao aumento da concorrência, muitas empresas absorvem algumas operação e eliminam a intermediação.

Com a solução em BTP para acompanhamento de expedição e estoque, a organização integra diferentes sistemas e tecnologias e consegue validar a correspondência entre o montante que saiu da fábrica e o que chegou ao CD.

Como contratar o SAP BTP: três modelos

A flexibilidade de desenvolvimento e personalização também se reflete nos modelos de contratação da ferramenta. Embora já possua mais de 750 aplicações pré-configuradas, desenvolvidas por parceiros SAP diretamente na plataforma, muitas vezes a o BTP é uma “folha em branco”, na qual empresa irá desenvolver uma solução única, devido às particularidades do negócio.

Assim, à medida que o negócio cresce, cresce também a necessidade de novas soluções. E a partir da maneira que a empresa utilizar (ou pretende utilizar) as funcionalidades BTP é que as modalidades de contratação são oferecidas.

Pague sob demanda

Este modelo comercial permite que você comece a usar os serviços em nuvem no ambiente de produção sem custos iniciais, sem exigência de consumo mínimo e sem compromissos financeiros. A contratação do BTP sob demanda permite começar pequeno e crescer sem limitações. A contratação pode ser facilmente iniciada através da SAP Store.

O que isso significa?

  • A modalidade sob demanda permite desenvolver aplicações no ambiente produtivo e pagar apenas pelo que for utilizado.
  • Comece pequeno, desenvolva aplicações produtivas e migre para o SAP BTP Enterprise Agreement quando atingir um uso mais previsível.
  • Responda rapidamente às necessidades do negócio, entregando aplicações produtivas e escalando conforme necessário.
  • Sem exigência de consumo mínimo, evitando super provisionamento de recursos.
  • Acesso a serviços em versão gratuita (free tier) para testar sem custos dentro do ambiente produtivo.

SAP BTP Enterprise Agreement  — BTPEA

Neste modelo, o consumo é baseado em créditos em nuvem, conforme o uso real. Os créditos em nuvem são pagos antecipadamente, funcionando como um modelo pré-pago.

O que isso significa?

  • Acesso a todos os serviços disponíveis no BTPEA com a configuração dentro da conta global por meio de um único contrato. Isso inclui novos recursos e inovações lançados após a assinatura do contrato.
  • Consumo de serviços conforme a necessidade do projeto, sem necessidade de alterar o contrato e pagamento apenas pelo que for utilizado.
  • Acesso a serviços em versão gratuita (free tier) para testar sem custos dentro do ambiente produtivo.
  • O modelo BTPEA garante acesso contínuo a novos serviços do SAP BTP adicionados ao catálogo de serviços por consumo.

Subscrição (Assinatura)

Este modelo comercial permite escolher um conjunto fixo de serviços por um valor fixo, independentemente do consumo real.

O que isso significa?

  • O contrato inclui serviços específicos que podem ser utilizados no projeto e que serão provisionados na conta global como direitos de uso.
  • Os serviços contratados podem ser utilizados até o limite da assinatura adquirida. Para utilizar mais, é possível aumentar o volume da licença.
  • É possível adicionar novos serviços ou modificar o contrato entrando em contato com um representante de vendas da SAP ou acessando a SAP Store.
  • Otimização de custos, pois é possível prever exatamente o que será necessário, obter descontos maiores e garantir segurança orçamentária durante todo o período do contrato.
  • Serviços disponíveis para esse modelo comercial.

Para cada desafio, uma solução. Para todos eles, BTP

Ao integrar e otimizar processos, empresas aumentam sua eficiência, qualidade e capacidade de adaptação em um mercado em constante evolução. No entanto, claro está que a gestão, hoje, só pode alcançar seu máximo desempenho se conciliar diferentes tecnologias que apontam para um mesmo fim.

Diferentes ramos do mercado exigem diferente soluções, e para todos elas o BTP está apto e disponível para construção de aplicativos personalizados sob medida para o gargalo que deve ser corrigido.

Parece bom demais para ser verdade e é.

Mesmo que a empresa opere com diferentes sistemas, a plataforma de desenvolvimento SAP pode pode integrá-los em um mesmo ambiente, proporcionando inteligibilidade para dados aparentemente desconectados e centralizando sua visualização na mesma interface.

Com o suporte de ponta-a-ponta do team Megawork, a implantação de funcionalidades de forma gradativa permite um payback acelerado, devido à redução de custos, sem qualquer interrupção do negócio.

Nossas equipes estão em constate atualização, acompanhando os avanços do universo SAP para trazer ao mercado o que há de mais atual e eficiente para os usuários.

Experimente o ganho de produtividade com uma plataforma como serviço para aprimorar seus processos. Conheça agora o BTP!