Atualização de ERP. O que o sistema e o iPhone têm em comum?

É possível fazer uma analogia com a forma como os ciclos de revisão do iPhone funcionam. Cada ciclo de revisão do iPhone da Apple é revolucionário, enquanto cada revisão intermediária é evolutiva. Já nos acostumamos ao ciclo dos “S” (5S, 6S, etc) de cada iPhone, em que eles ficam um pouco mais rápidos, oferecem melhor desempenho e agregam alguns novos recursos que os tornam progressivamente melhores do que a versão “numerada” (11, 12 etc.). No entanto, cada versão numerada contém a promessa de uma inovação transformadora que pode, potencialmente, mudar a maneira pela qual vivemos. E, uma vez lançada, é difícil imaginar estarmos contentes com a versão mais antiga. Talvez você não perceba, mas o ERP tem estado, há muito tempo, em um ciclo “S” de melhorias incrementais de desempenho, velocidade e eficiência. Ele estava pronto para uma revolução, que se tornou real graças à SAP.

 

Saltos transformadores em tecnologia geralmente são recebidos com cautela,

enquanto avanços incrementais são muito mais fáceis de aceitar.

 

A revolução do ERP SAP S/4HANA

Reconhecendo que a tecnologia e a arquitetura de ERP estavam chegando a um ponto de inflexão de capacidade de sustentar um crescimento maior, foi iniciado pela SAP o desenvolvimento de uma abordagem totalmente diferente. Essa abordagem aproveita a computação in-memory na nuvem, juntamente com uma estrutura consideravelmente simplificada que se beneficia da tecnologia mais recente – permitindo que as empresas operem “ao vivo” com os dados em tempo real. O resultado é o SAP S/4HANA e o SAP S4/HANA Cloud, uma tecnologia inovadora e uma arquitetura de dados simplificada que está sendo adotada por milhares de empresas em todo o mundo.

 

A SAP iniciou o desenvolvimento de uma abordagem totalmente diferente que alavancaria a computação in-memory na nuvem, além de uma estrutura extremamente simplificada para que as empresas pudessem operar “ao vivo” com os dados em tempo real.

 

O que a SAP percebeu há quase oito anos foi que perpetuar a mentalidade do ciclo “S” não permitiria que os clientes resolvessem seus problemas mais básicos – e que uma tecnologia nova e revolucionária aliada a uma estrutura simplificada permitiria que as empresas fossem mais preditivas e encontrassem novas oportunidades de receita em tempo real.

A combinação de tecnologia e simplicidade do SAP S/4HANA melhora o desempenho em salto quânticos, além de estabelecer um nível extremamente alto de concorrência. Isso obriga outros fornecedores de software a enfrentar a perspectiva de uma importante reformulação tecnológica e estrutural de suas soluções – ou continuar com melhorias incrementais limitadas ao longo do tempo.

E quando você adiciona a experiência ímpar da SAP a mais de 30 linhas de negócios, aliada à flexibilidade infinita de ofertas no local ou na nuvem e ao desempenho incomparável do uso da computação in-memory, você se pergunta se a concorrência algum dia conseguirá acompanhar o mesmo ritmo.

Um sopro do passado

As empresas de software que desenvolvem soluções ERP e que utilizam bancos de dados legados precisam se perguntar se estão perdendo liderança no mercado. Porque a maioria das soluções ERP – mesmo as baseadas na nuvem – representa um passo para trás no tempo, com o uso de uma tecnologia de banco de dados relacional de décadas e estruturas de dados complexas. As soluções baseadas em nuvem podem ganhar algum desempenho incremental e agregar alguns novos recursos, mas isso não muda o fato de que se ater a uma abordagem convencional simplesmente não será suficiente para enfrentar a concorrência.

Esta é a hora do ciclo “S” do ERP legado, e com ela vem o proverbial momento de decisão. Quanto aos clientes que utilizam o ERP legado, precisam se fazer uma pergunta simples: Quando é o momento certo para a mudança? Ou eu deveria simplesmente ficar com o que tenho?

Para a maioria das empresas, risco e recompensa são fatores importantes na migração para tecnologias radicalmente novas. Mas, ao analisar a realidade e ver o que é possível em um ambiente de negócios “ao vivo”, é como comparar os telefones celulares da década de 90 aos smartphones de hoje. Por si só, a computação in-memory pode processar informações e transações a velocidades exponencialmente mais rápidas. E quando adicionamos uma estrutura consideravelmente simplificada que elimina mais de 75% de camadas de dados anteriores, há uma mudança de paradigma no ERP.

Desvendando novo potencial dos negócios

Além das alterações subjacentes nas tecnologias que alimentam esta nova onda de ERP com SAP S/4HANA, existem novos recursos de negócios que simplesmente não eram possíveis antes. Como você verá, essas não são melhorias meramente incrementais baseadas em processos que já existiam, mas uma transformação de cada departamento, revelando novo valor para os negócios. Aqui estão três destes cenários comerciais do mundo real:

 

Cadeia de Suprimentos

ERP LEGADO 

X

ERP SAP S/4HANA
Em uma solução ERP legada, as informações de inventário são distribuídas entre várias tabelas de banco de dados. Isso pode ser útil durante a contagem do estoque à noite no depósito. Mas uma tarefa financeira chamada Lançar Saída de Mercadorias (IGP) exige o bloqueio das tabelas para que as transações possam ser lançadas. Em um ambiente de alto volume, esse bloqueio significa que todos devem esperar antes de prosseguir. Isso pode significar que os motoristas de caminhão de um centro de logística podem ser solicitados a esperar várias horas antes que o banco de dados legado conclua uma atualização em lote.No SAP S/4HANA, o modelo de dados subjacente é simplificado e acelerado para que os dados do estoque sejam processados em tempo real – e os motoristas possam voltar à estrada. A solução S/4HANA também conta com a inteligência de propor soluções para os problemas da cadeia de suprimentos – e, em seguida, implementá-las automaticamente.

Previsões

ERP LEGADO 

X

ERP SAP S/4HANA
Com o ERP legado, as previsões podem demorar dias, chegando a ficar obsoletas.Com o SAP S/4HANA, você pode executar infinitas simulações que combinam dados internos e externos em tempo real – e avaliar o impacto de cada cenário. Como resultado, você pode se posicionar melhor para aproveitar novas oportunidades e reduzir riscos.

Finanças

ERP LEGADO 

X

ERP SAP S/4HANA
Com ERP legado, o fechamento dos livros no trimestre ou no ano pode ser um processo de várias semanas, com dezenas de tabelas necessárias para gerenciar os dados financeiros de unidades de negócios, sedes e regiões.

O processo pode ser propenso a erros e atrasos.

Com o SAP S/4HANA, todas as unidades de negócios e regiões são consolidadas em uma única tabela que pode ser vista em tempo real, a qualquer hora. Isso representa a oportunidade de gerar um “fechamento tranquilo” que emita demonstrações financeiras imediatamente, para que o departamento de contabilidade possa se concentrar mais nos resultados dos negócios, em vez de na elaboração de relatórios.

 

A vida longa do ERP

Você pode começar a ver um padrão. A simplificação radical que é possível por meio de tecnologias poderosas, in-memory e na nuvem, permitiu que a SAP pensasse de uma maneira completamente nova. A SAP não está mais limitada ao software de banco de dados legado que era necessário no passado. Além disso, atualmente, continua mantendo a liderança sobre outros fornecedores. Já outros fornecedores de ERP estão adquirindo empresas baseadas em nuvem como meio para melhorar suas soluções. Certamente, isso vai agregar melhorias nominais. Mas, na melhor das hipóteses, é uma correção superficial. Para esses fornecedores, criar uma arquitetura simplificada e totalmente nova e integrar toda a tecnologia de ponta que o mercado tem a oferecer seria um esforço de quase uma década.

O que tudo isso representa para o futuro do ERP? Significa que, ao experimentar administrar seus negócios “ao vivo” com acesso a informações em tempo real, você nunca mais recorrerá a nada diferente disso. Você poderá tomar decisões imediatas, prever desafios e encontrar novas fontes de receita que nunca pensou que existiam.

 

Imagine tentar investir seu dinheiro em uma corretora on-line com um atraso de 30 minutos nas cotações das ações. Parece inimaginável, não é? Quando você experimenta negócios em tempo real, não há como voltar atrás.

 

Nos negócios o caminho para o futuro raramente é claro. Junte-se aos mais de 3.700 clientes que migraram para o ERP SAP S/4HANA em pouco mais de um ano. Para saber mais, entre em contato com a Megawork, somos parceira Gold e com certificação comprovada pela SAP como especialistas na solução SAP S/4HANA. Conheça nossos cases  de sucesso de implementação e migração do SAP ECC 6.0 para o S/4HANA. Possuímos uma verdadeira fábrica de migração a todo vapor, inclusive somos referência na SAP, pois realizamos a 1ª conversão no Brasil. Saiba mais.

 

Fonte: SAP Brasil
Por: Sven Denecken e Peter Russo