Atacado e Distribuição: Novas possibilidades de inovação
Tradicionalmente, a indústria de Atacado e Distribuição foi caracterizada como conservadora, não muito inovadora, e avesso à tecnologia. Isso não vem sendo bem uma verdade, especialmente para a última década, está claro que a pressão para inovar está crescendo entre as empresas do setor.
O modelo de negócios tradicional está se tornando uma espécie em extinção. Um negócio puro centralizado no produto (comprar – armazenar -> mover -> vender) é simplesmente insuficiente para a maioria dos distribuidores se manterem lucrativos. Muitas das tendências do setor que estão somando para essa pressão já não são mais novidade para os distribuidores, como:
- Concorrência ascendente
- Interrupções na cadeia de suprimentos
- Gaps entre suprir a demanda
- Crescimento de regulamentos
Até recentemente, muitos distribuidores pensaram ter ainda entre 5 a 10 anos para se redefinirem. Até que a pandemia deu forças à uma tempestade.
A agilidade e flexibilidade foram para o topo das prioridades de uma empresa. Desde então, as iniciativas transformadoras não são algo que é fácil em se obter. Os distribuidores agora precisam encontrar novos caminhos para continuarem seus negócios em diversas frentes, fazendo da prática da inovação uma aposta de sobrevivência no mercado atual.
O setor de atacado e distribuição e o imperativo da inovação
Para os distribuidores evoluírem de um modelo de negócios puro centrado no produto, para uma organização lucrativo e resiliente, eles precisam encontrar ofertas adicionais que complementam o negócio atual ou criar um modelo de negócios e fluxo de receitas totalmente novos.
No livro Competindo contra a sorte, do Professor Clayton M. Christensen aborda esse trabalho a ser feito. Quando você entende o que seus clientes realmente querem, você pode construir uma oferta com solução centrada na compreensão.
Por exemplo, diversos atacadistas distribuidores estão oferecendo serviços de TI como web design para clientes criarem lojas virtuais. Isso ajuda os donos de pequenos negócios sobreviverem aos lockdowns associados a pandemia. Outros serviços de valor incluem oferecer uma extensa gestão de projeto e serviços de coordenadas.
Outro forte catalisador para a inovação são os regulamentos, que são especialmente proeminentes no setor de cuidados médicos e no setor de comidas e bebidas.
O ganhador do prêmio SAP Innovation em 2021 para a categoria de líder no setor, criou uma solução de rastreamento e marcação para a cadeia de suprimentos, e também um centro de informações para seguir uma nova lei projetada para proteger e segurar a cadeia de suprimentos farmacêuticos. Essa solução permite que os distribuidores farmacêuticos possam colaborar com milhares de parceiros de negócios e fiquem de acordo com os regulamentos sinalizados.
Caminhando para uma economia circular
Outro fator que está guiando a inovação no setor de Atacado e Distribuição é a sustentabilidade e a necessidade de uma economia circular. As novas leis e regulamentos nessa área cria demanda para uma visibilidade estendida ao longo de toda cadeia de suprimentos.
Reportar as emissões de Co2 de forma detalhada não é mais apenas uma ferramenta de marketing, mas sim um regulamento necessário. Mais importante, clientes, investidores e o público em geral estão demandando uma abordagem mais séria sobre se tornarem mais sustentáveis.
Adaptando às tendências no trabalho
Por último, mas não menos importante, os distribuidores devem considerar o futuro do trabalho e como isso impacta o ciclo de vida do colaborador. Como os distribuidores podem atrair um novo talento? Como você capacitará os colaboradores para as próximas oportunidades e desafios a frente?
A pandemia acelerou a adoção de conceitos de reuniões virtuais, trabalho remoto, e transações comerciais automatizadas. Mas, mesmo antes, o cenário no trabalho já passou por algumas ondas de transformação. Enquanto a dificuldade de encontrar colaboradores para a linha de frente, a demanda por colaboradores com alto grau de conhecimentos e habilidades voltados para o cliente, como suporte e vendas, cresceu significativamente.
A automação e a robótica ajudam a aliviar o trabalho manual e de tarefas secundárias, oferecendo espaço para tarefas mais importantes. Adicionalmente, a inteligência artificial pode trazer um poder de decisão ágil, tanto como, propor soluções e digitalizar o conhecimento, assim pode ser compartilhado mais facilmente através de toda a organização.
Como os atacadistas distribuidores podem seguir a inovação
Então, qual seria o melhor caminho para planejar e investir em inovação neste setor?
Como primeiro passo, escute bem seus colaboradores e clientes. O que eles têm feito e trabalhado para realizar suas tarefas? Como? E, o que faria o trabalho deles mais simples?
Em um workshop de ideias por exemplo, você pode reunir diversos pontos chave de sua equipe para esboçar algumas ideias e depois introduzir alguns para testar as abordagens da solução centralizada. Esse tipo de abordagem também produz conceitos impactantes avançados e potencialmente até novos modelos de negócio.
Quando abordar iniciativas transformacionais, especialmente as disruptivas, uma das principais preocupações é dar ao seu novo empreendimento uma chance de luta. Interromper a própria organização é um desafio, alguns diriam mesmo impossível.
Então, projetar a cultura organizacional desejada para projetos é tão importante como seu conceito em si. Isso pode ser uma unidade de incubação ou um giro fora das tradicionais e conservadoras estruturas de empresa, que pode operar com mais agilidade para falhar rápido e compartilhar os ensinamentos importantes.
Oportunidades, mas muito trabalho à frente!
Conforme o mercado continua a evoluir em meio a um dinâmico ecossistema, nós vamos ver muita mais desses projetos com pensamentos à frente de seu tempo e inovação. Com a digitalização, mudanças sociais são dinâmicas, com o comércio sendo o centro dessas mega tendências.
Tecnologias avançadas como a robótica e a inteligência artificial trazem consigo as probabilidades revolucionárias para os próximos anos.
O setor de atacado e distribuição é previsto para se manter entre as maiores indústrias durante os próximos anos, com simultaneamente a crescente necessidade de estar entre os mais inovadores.
Entenda como a sua Distribuidora/ Atacadista pode inovar com o apoio da Megawork. Somos o parceiro oficial SAP para atender com exclusividade o setor. Possuímos soluções prontas para apoiar a inovação dentro da sua empresa. Conheça nossos cases de sucesso.
Por: Werner Baumbach – Director of Strategic Customer Engagements, IBU Wholesale Distribution – SAP Global