Atacado e Distribuição: Como criar forças de trabalho flexíveis e engajadas?
‘O bem mais importante de qualquer empresa são seus funcionários’. Eis uma frase que nunca sai de moda, afinal, são as pessoas as responsáveis pela realização das operações diárias de qualquer negócio. Nos setores de Atacado e Distribuição não é diferente.
Por mais que a tecnologia esteja mudando as formas de trabalho, por meio da mobilidade e da automação de processos, para conquistar o sucesso é preciso que os colaboradores estejam engajados com o propósito da companhia, a fim de buscarem os melhores resultados, individual e coletivamente.
Além disso, profissionais de todos os segmentos do mercado estão buscando modelos de trabalho mais flexíveis, e que não se limitam a apenas oferecer a possibilidade de trabalho remoto, ou home office. Aspectos como horário e jornada de trabalho, localização da empresa, remuneração e gestão por indicadores de performance (KPI – Key Performance Indicator, em inglês), pesam cada vez mais na escolha dos funcionários, especialmente quando se trata das novas gerações.
Diante desse contexto, quem atua com Atacado e Distribuição precisa alinhar suas áreas de RH com as expectativas e as demandas da força de trabalho para reter seus talentos, aumentar a satisfação dos colaboradores e reduzir o turnover.
Elencamos abaixo como os recursos de um ERP podem ajudar os gestores a criar ações que promovam um ambiente corporativo mais flexível e com pessoas mais engajadas:
Integração de setores
Não há dúvidas de que uma empresa integrada tem mais chances de engajar seus colaboradores. Isso porque um sistema que reúne os dados corporativos em um único lugar, com facilidade, elimina parte da alienação trabalhista, e aproxima as diferentes áreas que compõem os negócios. Nos setores de Atacado e Distribuição, isso significa fazer com que os setores financeiro, de estoque e de vendas, falem a mesma língua, e possam criar, por exemplo, combos com maior margem de lucro, descontos, e até mesmo alertar sobre um cliente inadimplente;
Mobilidade
Um ERP digital e online permite às empresas de Atacado e Distribuição optar por modelo de trabalho remoto, de acordo com a urgência e especificidade de cada cargo, já que as informações poderão ser acessadas de qualquer lugar. Grande atrativo, especialmente para as novas gerações de talentos.
Rotinas de trabalho inteligentes
Com a gestão adequada da folha de pagamento e dos bancos de horas, e a integração dos setores que compõem sua empresa, você já terá uma visão mais completa do seu negócio. O próximo passo é aplicar as informações obtidas com o sistema de gestão, combinadas com as análises de desempenho dos funcionários para lidar com a força de trabalho de forma mais estratégica, desenhando rotinas que agreguem valor a cada processo realizado, orientando as melhores práticas para cada setor, e direcionando ações específicas de acordo com a especialização de cada colaborador. Também é possível otimizar as jornadas de trabalho, ao escalar os funcionários com base em suas preferências de horário (diurno ou noturno), estabelecer metas condizentes com a capacidade de cada um, e monitorá-las de perto com o objetivo de garantir que sejam cumpridas.
Mas para alcançar esses resultados, você precisa contar com um bom ERP, que seja confiável, integrado, 100% digital, inteligente e analítico (Business Analytics – BA). E a melhor opção é o SAP S/4HANA, da desenvolvedora reconhecida mundialmente, SAP.
Não perca mais tempo, e venha falar com um dos nossos especialistas para saber como podemos te ajudar a implantar e aplicar os recursos de gestão exclusivos do SAP S/4HANA.
Veja também mais posts em nosso Blog: https://megazine.com.br/