As 7 funcionalidades do TMS para as empresas de Atacado e Distribuição

Já falamos sobre as aplicações e razões para as empresas de Atacado e Distribuição adotarem um sistema WMS (Warehouse Management System). Agora, vamos abordar as funcionalidades de um sistema TMS (Transport Management System), ou Sistema de Gestão de Transporte para o seu negócio.

Toda empresa deste setor precisa contar com processos de logística eficientes, bem alinhados e com o menor custo possível, para prestar melhores serviços de entrega aos clientes. E, para isso, uma ferramenta de gestão apropriada às demandas e operações de Transporte de Mercadorias é essencial para acompanhar e garantir as atividades da sua frota.

Com uma solução TMS, seus gestores podem:

  • Cadastrar veículos – Colocar informações, como número de placa, ano, modelo e chassi de cada automóvel, especificação (temperatura controlada, transporte de líquidos e materiais inflamáveis, tamanho e capacidade de carregamento etc.), e dados dos motoristas, como nome, CNH etc., para ter mais controle sobre a frota, e sua capacidade de transporte;
  • Gerenciar a documentação – É muito importante manter os documentos dos veículos e motoristas em dia, para não haver multas e até apreensão da frota, por falta de pagamento de IPVA ou vencimentos de carteira de habilitação, por exemplo. Com um sistema TMS, você consegue administrar o prazo para renovação dos documentos, e checar se está tudo dentro da Lei;
  • Planejar e controlar manutenções de veículos – Este é outro ponto que merece atenção, pois evita quebra de veículos e atrasos nas entregas por problemas mecânicos, além de dar mais segurança aos motoristas. Um sistema TMS viabiliza o agendamento de revisões e manutenções dos veículos, de forma organizada, para não faltar meios de transporte de mercadorias para o seu negócio;
  • Rastrear cargas – Um dos pontos mais críticos apontados pelos gestores de Atacado e Distribuição. Acompanhar as entregas em tempo real é imprescindível para prestar informações confiáveis aos seus clientes, em relação a prazos de entrega. O rastreamento também ajuda a identificar situações de risco, como roubos de carga e acidentes, visualizando o trajeto realizado pelo motorista;
  • Controlar custos – Permite saber todos os gastos inerentes aos processos de transporte de mercadorias, com os veículos, motoristas, manutenções e compra de peças, tudo em um único sistema. Isso aumenta a governança sobre a sua frota, possibilitando um controle de cada centavo investido nela;
  • Realizar cálculos e simulações de frete – Isso ajuda a precificar com antecedência os serviços de frete prestados aos clientes, dando a você uma margem para negociação de valores na hora de fechar um contrato ou realizar uma venda, por exemplo. Com esse recurso, as empresas de Atacado e Distribuição podem melhorar o relacionamento e oferecer informações mais assertivas aos clientes, e se tornarem mais competitivas;
  • Indicação de rotas – Por fim, mas não menos importante, um sistema TMS ajuda sua empresa a traçar as melhores rotas para entregas, levando em conta custos com pedágios, atrasos em vias congestionadas, itinerários mais curtos etc., permitindo compartilhar com os motoristas, para que sigam as recomendações certas, dentro dos parâmetros estabelecidos previamente.

Com essas sete funcionalidades, o TMS é com certeza uma ferramenta que você precisa ter para aumentar a competividade e a governança do seu negócio.

Agora, some tudo isso com uma estrutura integrada ao melhor sistema de gestão, ou ERP (Enterprise Resource Planning) do mercado, o SAP S/4HANA, da SAP, maior desenvolvedora de sistemas de gestão do mundo, e você poderá obter benefícios como automatização de processos e redução do custo operacional da sua área de logística

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