6 principais erros em projetos de implementação de SAP S/4HANA

Parabéns, pela escolha do melhor ERP de mercado – SAP!

Você, gestor passou por todo o processo de compras de uma nova solução para a gestão empresarial do seu negócio, realizando reuniões de demonstração, avaliação de pré-requisitos, adequação de processos, definição da equipe de TI que atuará no projeto, envolvimento dos keys users e mais uma série de atividades para o momento de adoção da nova ferramenta de gestão. Afinal, estamos falando de um projeto de alta complexidade, tendo em vista sua abrangência e impactos na organização.

Por isso, reunimos nosso time de especialistas em soluções SAP da Megawork para te apresentar os #6 principais erros que podem acontecer em projetos de implementação da solução SAP S/4HANA. Fique atento e anote essas dicas, com elas, você poderá garantir que seu projeto seja bem-sucedido e a sua empresa possa desfrutar de todos os benefícios o mais rápido possível. Vamos lá:

 

# ERRO 1 – Não utilizar os modelos pré-configurados, denominados SAP Best Practices

Visando a redução de tempo e riscos nos projetos de implementação ou conversão para a solução SAP S/4HANA, a própria SAP oferece um conjunto de processos de negócios pré-configurados com uma rica documentação contendo fluxos de processos de negócio documentados com notação BPMN2 (Business Process Model and Notation 2.0). Assim, na fase de pré-venda, as áreas de negócio já conseguem entender e definir quais itens do escopo serão ativados no projeto de acordo com as necessidades de cada indústria.

A utilização de Best Practices ou Company Models, reduz o tempo de projeto e os riscos, pois possibilita ao usuário de negócio realizar a validação do processo em execução direto na solução SAP S/4HANA e sendo possível solicitar quaisquer ajustes de configuração quando necessário, mas com base em um sistema navegável e não apenas com documentação.

 

# ERRO 2 – Consultoria e equipe de consultores que não tem conhecimento e experiência no SAP S/4HANA 

O SAP S/4HANA é um novo ERP (Sistema de Gestão) com novas funcionalidades e metodologia de implantação (SAP Activate), mas com a possibilidade de execução em modo de compatibilidade com o SAP ECC 6.0 (Versão anterior do ERP SAP). Com isso, é muito comum a implementação do SAP S/4HANA realizada por consultores e consultorias sem experiência, que na prática até realizam a implantação do SAP S/4HANA rodando em modo de compatibilidade com o SAP ECC 6.0, porém, sem os novos recursos, utilizando a interface antiga (SAP FrontEnd ou SAPGUI), não oferecendo todo o potencial do SAP S/4HANA, reduzindo a qualidade da experiência do usuário e muitas vezes com a implementação de customizações desnecessárias, os famosos Z’s.

A maioria dos recursos inovadores do sistema de gestão SAP S/4HANA só estão presentes na nova interface SAP Fiori.

 

# ERRO 3 – Não utilização de ferramentas de ALM (Application Lifecycle Management)

Assim, como a SAP fornece uma vasta documentação com fluxos de processos de negócio, ela também oferece o SAP Solution Manager (SOLMAN) como ferramenta de controle para projetos on premise e o SAP Cloud ALM para projetos cloud. Estas ferramentas são essenciais na gestão e qualidade de implementação do projeto, pois já possuem toda a documentação do SAP Best Practices disponíveis, permitindo o controle de atividades e fases do projeto de acordo com a metodologia, controlando toda a gestão de testes e andamento das sprints que auxilia na gestão de possíveis problemas e incidentes que podem apresentar durante a execução dos trabalhos, impactando o desempenho do projeto nos mais diferentes níveis.

 

# ERRO 4 – Customizações desnecessárias

A falta de experiência e conhecimento das novas funcionalidades do SAP S/4HANA e das soluções específicas das indústrias por parte dos profissionais envolvidos no projeto, acabam gerando a necessidade de muitas customizações desnecessárias dificultando a manutenção e evolução da solução.

 

# ERRO 5 –  Não ter visão do Roadmap do SAP S/4HANA e das soluções por vertical de indústria

O SAP S/4HANA é uma solução em constante evolução que recebe a inclusão de melhorias e inovações a cada nova versão liberada, em geral, acontece no mês de setembro de cada ano. Atualmente na versão 2021, que corresponde ao ano da versão, sendo liberada 3 FPS (Feature Package Support), um a cada trimestre com novos recursos. Desta forma, os profissionais/ consultores de SAP precisam manter uma rotina de estudos para que possam acompanhar as atualizações existentes na solução e que seja útil aos clientes, visando a disponibilização de todos os recursos disponíveis para não gerar customizações desnecessárias.

 

# ERRO 6 – Instalação inadequada do banco de dados in-memory SAP HANA  

O banco de dados in-memory SAP HANA destina-se a altas cargas de trabalho transacionais e analíticas com qualquer tipo de dados  em uma única fonte de repositório. Ele elimina os silos transacionais e analíticos nas organizações para agilizar a tomada de decisões, seja on premise ou na nuvem.  A instalação não adequada do banco junto com o dimensionamento (Sizing) inadequado pode acarretar a perda de performance e queda do ambiente, prejudicando todo o processo de negócio.

 

Esperamos que essas dicas possam apoiar a adoção da solução SAP dentro da sua empresa. E caso, você esteja no meio de um projeto de implementação turbulento de ERP SAP, entre em contato com a Megawork. Temos experiência no atendimento de projetos em andamento que necessitam de uma consultoria SAP séria e certificada, estamos presentes no mercado há mais de 30 anos realizando projetos de implementação das soluções SAP. Conheça nossos cases de sucesso e toda a nossa expertise.