6 dicas para gestão de estoque eficiente
Toda empresa que trabalha com estoque sabe que fazer uma boa gestão desse elemento não é fácil, mas é essencial para garantir o sucesso do negócio. Afinal, falhas na gestão de estoque podem gerar problemas em outros departamentos e trazer prejuízo para o negócio.
Por isso, empresas estão sempre buscando fazer uma gestão bastante eficiente. Pensando nisso, separamos 6 dicas para gestão de estoque eficiente para a sua empresa!
1. Defina uma forma de organizar o estoque
Atualmente, existem várias formas de organizar mercadorias em um estoque. Então, você precisa analisar os diferentes modelos de organização para definir qual combina mais com o seu negócio.
Caso você tenha produtos perecíveis no estoque, por exemplo, uma boa maneira de organizar o local é com o método PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai). Como já diz o nome, nesse modelo o primeiro produto a entrar no estoque, deve ser o primeiro a sair. Assim, a empresa não perde nenhum produto devido à datas de validade expiradas.
Outro método utilizado é o Just in Time, em que o nível de estoque sempre é mantido no mínimo necessário para atender o mercado. Sua empresa pode organizar o estoque ainda com o método UEPS (último a entrar, primeiro a sair), custo médio, entre outros.
2. Faça inventários regularmente
Realizar inventários regularmente é fundamental, pois assim sua empresa mantém um controle sobre o estoque. Ou seja, os gestores conseguem saber exatamente o que há no estoque, em qual quantidade e quais produtos saem mais e menos. Com essas informações, é possível organizar melhor as compras, ofertas das mercadorias e diminuir prejuízos.
3. Planeje suas compras
Para fazer uma gestão eficiente do estoque, diminuir os prejuízos e aproveitar boas oportunidades, é preciso planejar as compras da empresa. O planejamento deve ser feito de acordo com o histórico de vendas e da sazonalidade.
Se há mercadorias que estão ficando paradas no estoque, por exemplo, não há necessidade de pedi-las em grande quantidade na próxima compra.
Já a sazonalidade deve ser considerada, porque determinados produtos têm desempenhos diferentes de acordo com a época do ano. Então, talvez seja necessário comprar um produto em maior ou menor quantidade dependendo da época.
4. Incentive a disciplina e seja um exemplo
Em uma gestão eficiente, é preciso definir uma técnica para organizar o estoque, planejar as compras e fazer inventários regularmente. Ter tudo isso planejado é ótimo, mas essas ideias devem sair do papel e serem cumpridas à risca para que o gerenciamento seja eficaz.
Sendo assim, você precisa incentivar a disciplina entre os colaboradores responsáveis pelo estoque para garantir que a organização será feita da forma correta, assim como os inventários e as compras.
Para incentivar a disciplina, você deve conversar com os profissionais sobre a importância dessa característica no ramo e, é claro, ser um exemplo de disciplina para eles.
5. Capacite os profissionais da empresa
Além de incentivar os profissionais a serem disciplinados, é necessário capacitá-los para que eles saibam como realizar todas as atividades corretamente. Então, independente da ferramenta ou do método que você escolher para gerenciar o estoque de sua empresa, lembre-se de investir na capacitação dos colaboradores para que tudo saia como planejado.
6. Tenha um sistema de gestão
A tecnologia é uma excelente aliada da gestão de estoque, porque ela aumenta o controle sobre esse elemento, facilita e simplifica atividades do setor. Com um sistema de gestão, sua empresa pode, por exemplo, automatizar processos operacionais, armazenar e monitorar facilmente dados sobre as mercadorias.
Sendo assim, além de seguir as demais dicas dadas aqui, busque um sistema de gestão que seja de qualidade e adequado para sua empresa. Dessa forma, você poderá melhorar não somente a gestão de estoque, mas também outras áreas de sua empresa.
Entre em contato conosco para saber mais sobre um bom sistema de gestão e tirar suas dúvidas!