Os desafios de gestão de estoque e de armazenagem das empresas de Atacado e Distribuição
Entre todos os segmentos do mercado, o de Atacado e Distribuição é sem dúvida o que mais depende da sua capacidade de gerir a área de estoque e os processos de armazenamento de mercadorias. Isso porque todo o modelo de negócio gira em torno da qualidade e da quantidade de produtos disponíveis que podem variar entre perecíveis e não perecíveis, frágeis e duráveis, etc., e que exigem diferentes modos de conservação. Sem falar do custo com espaço físico para armazenar quantidades desnecessárias de mercadorias e das perdas por expiração de validade, que são prejuízos que encarecem muito a operação.
Esses problemas não são novos para os gestores de empresas do setor, mas é fato que poucos se atentam à gestão completa dos seus estoques, especialmente em relação às informações referentes ao quadro de mercadorias, como validade dos artigos perecíveis, necessidades de reposição de mercadorias, rastreamento das entregas, controle de lotes e acompanhamento das vendas em tempo real, tanto em lojas físicas quanto online.
Em outras palavras, falta para muitos gestores desse segmento uma visão mais completa da área de estoque para poderem obter insights estratégicos aos negócios, como uma campanha de marketing para oferecer determinado produto próximo do prazo de validade com mais desconto, por exemplo, e assim evitarem prejuízos.
E, para conseguir isso, é fundamental para as companhias de Atacado e Distribuição contar com um bom sistema de gestão, ou ERP (Enterprise Resource Planning). Planilhas digitais ou em papel não dão mais conta da quantidade de processos e dados que envolvem a operação de estoque de uma empresa desse mercado, independente do seu porte. E os sistemas que são vendidos prontos, em caixinha, para colocar na prateleira e instalar, não conseguem acompanhar a evolução e a expansão dos negócios, podendo te deixar na mão quando você mais precisar.
Por isso, buscar um sistema ERP capaz de atender às demandas da sua operação, e ainda fornecer insights e integrar diferentes áreas corporativas, não deve ser encarado como um gasto, mas sim como um investimento que fará a diferença para tornar o negócio mais competitivo e lucrativo.
Um ERP moderno, baseado nas melhores práticas de administração e armazenagem do mercado, como o SAP S/4HANA, da SAP, maior desenvolvedora de sistemas de gestão do mundo, é ideal para que você possa resolver os gargalos que atrapalham a operação e colocar seu estoque na era da Transformação Digital. Com recursos de última geração disponíveis, você pode realizar análises preditivas, definir alertas periódicos automáticos e aplicar inteligência nos processos de compras e vendas, para ter uma visão em 360° da sua empresa.
Procure um parceiro que possa te ajudar a resolver os desafios de estoque com o que há de mais moderno em sistemas ERP para Atacado e Distribuição, se quiser melhorar a gestão e aprimorar o controle sobre área para evitar prejuízos. Fale hoje mesmo um dos nossos especialistas, e descubra como podemos te ajudar. Temos as melhores ferramentas de administração de estoques e armazenagem para atender às demandas do seu negócio!
Veja outros posts em nosso blog: https://megazine.com.br/