Como reduzir custos de logística no setor de Atacado e Distribuição

A logística de entregas de mercadorias é um dos grandes desafios enfrentados pelos atacadistas e distribuidores brasileiros. Os altos custos com serviços de frete e com o armazenamento de produtos, por exemplo, consomem recursos valiosos. Otimizar as operações de logística, em busca de assertividade e agilidade, ajuda a reduzir esses gastos, ao mesmo tempo em que aumenta a competitividade do seu negócio.

Para te ajudar nessa tarefa, elencamos como um sistema de ERP pode ajudar a diminuir os custos de logística no seu mercado de atuação:

· Aprimore os processos de logística

Um bom sistema de gestão, como o SAP S/4HANA, da SAP, é uma excelente ferramenta para melhorar as áreas de logística de atacadistas e distribuidores. Com ele, sua empresa pode avaliar todos os processos de armazenamento de produtos e roteirização de entregas, incluindo a confirmação dos pedidos recebidos pelos clientes, em comparação com as melhores práticas do mercado. Dessa forma, é possível identificar os principais erros operacionais cometidos, e corrigi-los na raiz do problema, a fim de eliminar desperdícios e retrabalhos;

 

· Controle e monitoria

Garantir o controle total das atividades de logística é fundamental para manter sua operação enxuta e eficiente. Somado à melhoria dos processos, controlar e monitorar cada etapa da área, seja na entrega ou devolução de mercadorias (logística reversa), ajuda a assegurar que não haja erros e falhas, e que as melhores práticas sejam sempre seguidas à risca. Um ERP como o SAP S/4HANA, desenvolvido com as últimas tecnologias e benchmarks do mercado, que dessa forma permite acompanhar em tempo real o ciclo de cada produto. Isso coloca o controle dos negócios, nas mãos dos gestores;

 

· Redução do estoque

Manter uma operação de estoque integrada e sincronizada te permite agir com mais agilidade e assertividade. Assim, se você busca reduzir ou até mesmo erradicar o armazenamento de produtos, você precisa de um software de gestão robusto e capaz de fornecer dados, por exemplo, dos melhores períodos para compra de determinadas mercadorias, de acordo com as demandas regulares dos clientes. Deste modo, sua companhia pode reduzir os gastos com armazenagem, e contratar serviços de transporte adequados à quantidade das entregas, somente quando for necessário;

 

· Fique atento aos indicadores de desempenho (KPIs)

Não há melhor forma de acompanhar o desenvolvimento dos negócios do que ter em mãos os indicadores de cada setor que compõe sua empresa. No caso da logística, eles podem então ser vistos como: custos de frete e estoque, volume de itens extraviados/avariados, reenvio e coleta de mercadorias devolvidas (logística reversa), entre outros, que uma consultoria especializada em gestão de empresas de atacado & distribuição, como a Megawork, pode ajudar a identificar.

Um sistema ERP inteligente pode proporcionar informações críticas de cada operação realizada, não apenas para acompanhar os indicadores de desempenho, mas também com o objetivo de gerar insights importantes voltados ao crescimento dos negócios.

Consulte hoje mesmo um dos nossos especialistas, para saber mais como a Megawork pode ajudar a reduzir os custos de logística de empresas do setor atacadista e distribuição.

Veja outros posts em nosso blog: https://megazine.com.br/