Como os setores de Atacado e Distribuição podem reduzir o investimento em estoque

Nos setores de atacado e distribuição, o estoque é o core dos negócios por ser responsável pelo armazenamento de todas as mercadorias à venda. Por isso, essa área precisa de atenção ininterrupta e melhorias constantes para se manter eficiente, segura e sempre em movimento. Afinal, um estoque parado representa prejuízos grandes ao negócio.

 

Com um software de gestão inteligente e integrado, capaz de fornecer análises preditivas, de compras e vendas, os atacadistas e distribuidores podem otimizar suas operações de estoque, buscando cortar gastos e eliminar falhas que consomem recursos financeiros e de mão de obra.

 

Acompanhe alguns benefícios que um ERP eficiente, como o SAP S/4HANA, pode fornecer à gestão do seu estoque:

 

1. Padronização

Permite aos gestores de estoque padronizarem as informações relacionadas, por exemplo, ao tipo, tamanho e prazo de validade de cada produto. Com isso, é possível visualizar gaps e erros cometidos na operação, e melhorar o processo de estocagem das mercadorias, de acordo com suas especificações, reduzindo gastos com compras desnecessárias e eliminando riscos de perder produtos por quebra ou expiração das validades;

 

2. Inteligência

Com o ERP da SAP é possível agregar mais inteligência à operação do estoque, deixando -a mais centrada na necessidade dos clientes. Atacadistas e distribuidores podem cruzar informações para obter informações como o mix de produtos mais rentáveis, os hábitos de compra dos clientes (ticket médio, frequência de compras, itens sazonais etc.), prever o giro de estoque e agendar os inventários com mais assertividade. Dessa forma, você pode manter um volume de estoque saudável e pronto para atender qualquer demanda com agilidade;

 

3. Automação

Substituir processos manuais por automatizados é a melhor forma de cortar custos. Um ERP com funções de automação, como o SAP S/HANA, elimina erros causados por interação humana e promove mudanças significativas em toda a cadeia operacional, otimizando o tempo dos colaboradores e trazendo agilidade em cada etapa do negócio. No estoque, a automação pode ser aplicada na monitoria da entrada à saída das mercadorias, na leitura de código de barras, e até mesmo na criação de etiquetas e separação dos produtos. Um mundo de novidade se abre às empresas que adotam a automação;

 

4. Controle

Manter o controle de saída e entrada de mercadorias do estoque é imprescindível para uma boa gestão. E quanto mais próximo do tempo real for esse controle, melhor ainda. O SAP S/4HANA possibilita fazer o lançamento das vendas no momento em que são realizadas, de forma fácil e prática, ao mesmo tempo em que compartilha a informação com as demais áreas interligadas, como compras e financeiro, por exemplo. Assim, os seus gestores podem consultar os dados mais atualizados e repor as mercadorias, somente quando for necessário.

 

5. Metodologias

Por fim, um software de gestão que possibilite uma visão completa, automação de processos, maior controle e inteligência operacional, te permite adotar modelos de estoque diferenciados, como Just In Time (JIT), que consiste na eliminação do armazenamento de produtos, com base na demanda dos clientes. Nele, os atacadistas e distribuidores trabalham o sentido inverso das práticas de venda, e compram somente as mercadorias que sabem que irá vender em sua totalidade.

 

O SAP S/4HANA possui as funcionalidades fundamentais para levar seu estoque a outro patamar, mais ágil e assertivo. Somado à nossa capacidade de desenvolver e entregar ferramentas exclusivas, dentro do ambiente SAP, somos a parceira ideal para te ajudar a obter os melhores resultados de aumento de eficiência e redução de custos.

Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas, e saiba mais como podemos te atender.

 

Veja mais posts em nosso blog: https://megazine.com.br/