Como melhorar a gestão de vendas no setor Atacadista?
Em todo tipo de mercado, há uma grande concorrência por clientes e resultados. Por muito tempo, os empreendedores do setor de atacado que comercializavam produtos de qualidade e preços razoáveis já tinham chances mais que favoráveis de sucesso. Nos dias de hoje, não é difícil perceber que a realidade no segmento já está bem diferente.
Para melhorar as chances da organização de ser bem-sucedida e ter um futuro mais promissor, é necessário ter uma administração atenta e eficiente, o desafio está em otimizar processos e reduzir custos. Listamos alguns tópicos aos quais você, deve acompanhar de perto:
1. Mapear processos e eliminar falhas
Grande parte do trabalho dos atacadistas está concentrada no armazenamento dos produtos vindos de fabricantes, antes de sua distribuição para outras empresas. Tendo que lidar com um volume expressivo de números e de processos, uma empresa atacadista tem que conseguir manter a sua rotina em dia, os empreendedores do segmento não podem se dar ao luxo de sofrer perdas em seus itens, seja por roubo, extravio, erros de registro, data de validade e outras causas.
Para ajudar nessa tarefa, a gestão de processos é uma ótima aliada. Encarando cada atividade cíclica como um processo diferente, ou mesmo parte de um, é preciso avaliar todos os insumos, recursos e resultados que giram na organização.
2. Automatizar o que for possível
Se antes os atacadistas gerenciavam o processo logístico por meio de planilhas e documentos manuais, hoje eles já podem contar com soluções bem mais completas. Adotar soluções como um bom ERP, possibilitará menos tempo gasto com atividades rotineiras e que não agregam tanto valor ao trabalho humano como outras ligadas à inovação, criatividade e relacionamento.
Uma ferramenta de gestão que está bem escolhida e ajustada tem condições de minimizar os erros que seriam cometidos pela operação diária, ainda que repetitiva, de um ser humano.
3. Conhecer e explorar o potencial dos clientes
Além de olhar para dentro da empresa, é saudável que o gestor também esteja atendo ao que anda acontecendo do lado de fora. É fundamental que a organização também esteja acompanhando de perto os concorrentes, parceiro e principalmente os consumidores. Afinal de nada adianta ter uma ótima gestão, processos ajustados, mas pouco receptividade dos clientes.
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