Veja as tecnologias que serão fundamentais para o futuro do Supply Chain

O desafio para o setor Supply Chain é grande, a cadeia de suprimentos vive um momento em que as demandas estão cada vez mais urgentes.

Tornar o trabalho mais produtivo, realizar o gerenciamento com qualidade em todos os processos é fundamental. O futuro do segmento exigirá atualizações e atenção as novas tecnologias para atender com eficiência toda a demanda.

Diante deste cenário, listamos algumas das tecnologias essenciais para o futuro:

Aprendizado da Máquina

A dinâmica do trabalho na cadeia de suprimentos pede soluções que possam entender a duração dos processos e oferecer recursos para aprimoramento deles. Com o aprendizado da máquina em WMS (Warehouse Management System), é possível determinar o tempo para a conclusão de tarefas a partir da coleta de informações sobre um determinado conjunto de circunstâncias e simulações que se baseiam nesses dados para chegar a medidas mais assertivas, de acordo com as demandas de cada período.

 

Automação Robótica

Conforme o comércio online cresce, a cadeia de suprimentos sente a pressão em atender demandas com mais agilidade, diminuindo tempo de entrega e a espera do cliente. Atingir esse alto potencial de produtividade tornou-se um desafio que pode ser superado com sistemas de transportes robóticos, uma nova forma de automação que é um híbrido entre sistemas de transporte já existentes e robôs de roaming. Ele contribui removendo restrições da taxa de transferência e sequenciamento, oferecendo mais produtividade.

 

Inteligência Artificial

Com a inteligência artificial, a integração entre os aplicativos de planejamento já existentes ao aprendizado da máquina é mais uma prova de como novas tecnologias estão melhorando o gerenciamento da cadeia de suprimentos, permitindo que as empresas possam desenhar cenários, prevendo possíveis falhas e estejam atentas para corrigi-las.

O SAP Integrated Business Planning (SAP IBP) contribui com a detecção das demandas, projetando estatísticas, além de otimizar o estoque ao gerar metas que maximizem os lucros.

 

Internet das Coisas – IoT

No transporte, a internet das coisas já faz parte do dia a dia, coletando dados sobre o comportamento dos motoristas, as empresas podem adotar regras e padrões que gerenciem à distância o trabalho desses profissionais, atentando-se a horários de descanso, limites de velocidade, entre outros. Isso também ajudará a planejar a logística de transporte e as metas de prazos e entregas.

 

Diante de tantas soluções que surgem para aprimorar o trabalho no setor de Supply Chain, as empresas precisam rever sua atuação e pensar que essas são soluções que as levarão a um futuro ainda mais lucrativo e produtivo.

 

Fonte: SAP Brasil.