SAP S/4HANA para atacado e distribuição: supply chain de ponta a ponta

Todo profissional de atacado e distribuição conhece essa realidade:

A manhã se inicia com dezenas de solicitações de cotação e de atualização de processos.

Parte da mercadoria vem por importação e está atrasada, outra parte está desatualizada devido a falhas do fornecedor, seja por limitação na comunicação, seja por imprevistos no traslado. Em 5 dias, alguns produtos já estão na reserva de emergência.

A semana mal começou e algumas equipes sabem que vão passar o dia tentando contornar emergências. E todos os clientes querem prioridade. Afinal, como uma grande rede de relacionamentos, todos precisam de follow-up.

No setor alimentício e de abastecimento, essa realidade é ainda mais intensa, dada a demanda constante por uma ampla variedade de produtos frescos e perecíveis.

Enquanto isso, o compras já prepara a lista para o contas a pagar, que só vai saber o orçamento depois dos fechamentos. Tudo isso numa intensa consulta de planilhas, notas, e-mails, sistemas e documentos diversos.

Para realizar uma única operação, diversos setores e colaboradores precisam estar envolvidos.

Mas o estado constante de emergência no supply chain não precisa ser o quotidiano das empresas, logística, atacado e distribuição.

E é isso o que Megawork mostra no artigo a seguir. Leia até o fim!

Como o case da Amazon.com pode servir de referência de melhorias para o mercado brasileiro

Um espectro paira sobre o setor de wholesales brasileiro, o espectro da Amazon.

Há pelo menos uma década, muito se tem falado do gigante do varejo mundial. Há quase 3 décadas, a amazon.com começou a impactar o mercado com um modelo de negócios online totalmente novo.

Em vez de mirar nas pessoas que iam às livrarias e compravam best-sellers, seu modelo de marketing focou principalmente nas necessidades dos consumidores e na venda de livros de catálogo médio ou antigo, em destaque no site.

As operações foram se diversificando, seu catálogo, se ampliando. Durante anos, a Amazon foi construindo galpões robotizados, cuja finalidade é abastecer fisicamente a interface digital em que seus produtos são ofertados e onde realiza suas transações, que passaram a incluir desde livros a utilidades e ferramentas domésticas.

Integrando inteligência comercial com automação de processos e internet das coisas, o maior marketplace do mundo ocidental consolidou sua excelência ao aprimorar cada vez mais a experiência do cliente, atendendo um por um, individualmente, de forma personalizada.

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Respeito ao cliente, inteligência, automação, pronta-entrega, confiança. Está tudo lá.

Até que deram um passo adiante: absorveram parte das operações de entrega.

O programa DSP (Delivery Service Partner) criou uma rede de pequenas empresas de entrega independentes, que cuidam do envio de encomendas em nome da Amazon. Dessa forma, a Amazon passou a depender menos de outras transportadoras, porém sem substituí-las completamente.

O case é significativo para o setor de logística, distribuição, atacado e varejo, pois condensa numa mesma experiência soluções sugestivas para todas os grandes desafios do mercado, a saber, a complexidade de produto e atendimento, ampla concorrência, e margens de lucro estreitas.

Segundo dados do Anuário da ABAD, de 2023, das 650 empresas consultadas, em média 48% dos distribuidores atacadistas declararam expectativas de investir em e-commerce, sistemas de informação e tecnologias de gestão.

O que sugere que a necessidade de modernização dos negócios via transformação digital já foi assinalada por boa parte dos players do setor.

O tradicional e o moderno: desafios para o mercado de atacado e distribuição

Os negócios de atacado e distribuição são de larga escala e complexos, e podem se beneficiar muito da inovação e da digitalização para alcançar o topo em um mercado bem competitivo.

Para responder ao aumento da concorrência e da desintermediação, os distribuidores atacadistas precisam de produtos de qualidade, disponibilidade de estoque, prazos de entrega mais curtos e execução impecável das operações.

Conforme as aquisições e fusões vão guiando a consolidação do setor, a necessidade de se diferenciar é cada vez maior para os distribuidores atacadistas, que tem assumido funções de segmentos industriais vizinhos, como manufatura ou varejo.

O resultado é uma confusão dos papéis na cadeia de suprimentos.

Os gigantes do comércio digital vêm ainda aproveitando a oportunidade de aplicar seu conhecimento tecnológico para saltar do modelo B2C para os mercados B2B.

Como apresentado, empresas como Amazon e Alibaba, quando entraram no espaço B2B trouxeram novos desafios à maneira tradicional que os atacadistas estão acostumados a fazer negócios.

A transparência de preços e as baixas barreiras à troca de fornecedores são o novo normal, impulsionadas pela abundante conectividade online e informações instantaneamente disponíveis.

Um dos maiores desafios é a gestão eficaz do estoque — especialmente quando se trata de produtos perecíveis, como frutas, legumes e laticínios.

Maximizar a rotatividade do estoque enquanto se evita o desperdício é uma tarefa delicada que exige revisão precisa da demanda, monitoramento constante das condições de armazenamento e agilidade na reposição de itens.

A seguir, veremos como isso pode ser feito com um sistema de gestão especializado.

Mais do que uma solução, o SAP S/4HANA é uma necessidade do mercado de atacado e distribuição

Uma logística de centro de distribuição eficiente é vital, pois mesmo distribuidores com grandes volumes trabalham com margens pequenas. E como se sabe, uma ótima opção para aumentar receita é a redução de custos, aumentando a margem sem alterar os preços.

Isso pode ser feito automatizando cada vez mais novos processos, medindo a resposta da experiência do cliente e otimizando novos produtos e serviços com base no valor e na experiência.

SAP EWM — Extended Warehouse Management: gestão de inventário e atacado e distribuição

Empresas envolvidas no processo de atacado e distribuição terão sempre de lidar com uma variável nada sutil: o volume das operações e a complexidade do mix de produtos.

Ao operar diariamente com uma variedade considerável de mercadorias de diferentes fornecedores, processos manuais de recebimento podem levar a atrasos, erros de entrada de dados e dificuldades na verificação de qualidade.

Um centro de distribuição de alimentos, por exemplo, que utilize o SAP EWM, é capaz de monitorar estoques em tempo real e garantir que produtos perecíveis sejam armazenados nas condições corretas, evitando desperdícios e mantendo a qualidade.

Para galpões, armazéns e estoques de produtos químicos, ele possibilita o gerenciamento dos processos de entrada para validar os dados para notificações avançadas de remessa, otimizar os processos de recebimento e dar suporte às atividades de armazenamento e rastreamento do inventário físico, além de melhorar a visibilidade do pátio e monitorar o equipamento de manuseio de material.

SAP TM — Transportation Management: planejamento e execução de transporte

Rotas de entrega customizadas e economia de combustível; com o TM os setores de logística e transportadoras garantem as entregas no prazo.

Além disso, a funcionalidade também ajuda na negociação de tarifas de frete, coordena o transporte de cargas, incluindo a modalidade, e monitora o rastreamento de entregas.

Com o Atraso de Entrega Previsto, um Fiori App, por exemplo, o Gerente de Vendas e o Representante de Vendas Interno podem monitorar a probabilidade de atraso de um item do pedido de venda com dois KPIs:

  • atraso previsto para a criação da entrega;
  • atraso previsto para criação de saída de mercadorias.

A uma empresa de logística, por exemplo, o S/4HANA oferece ainda o Track and Trace e Compliance Management, com funcionalidades para fornecer aos clientes atualizações em tempo real sobre o status de suas encomendas e garantir que todas as operações de transporte estejam em conformidade com as regulamentações internacionais.

SAP FI — Financial Accounting: contas a Pagar e Contas a Receber

A transportadora gera faturas automáticas para seus clientes com base nos serviços prestados e acompanha os pagamentos, enviando lembretes automáticos para clientes em atraso, garantindo um fluxo de caixa saudável.

Ele também avalia a capacidade de crédito dos clientes e define limites para minimizar riscos de inadimplência.

O mesmo ocorre para fornecedores, com pagamentos automáticos para garantir que os caminhões estejam sempre em operação. As faturas passam, no entanto, por um fluxo de aprovação antes do pagamento, garantindo conformidade e controle.

No caso da frota interna, a empresa de atacado de distribuição pode manter um registro detalhado de sua frota de veículos e calcular automaticamente a depreciação dos ativos, integrando essas informações com o planejamento de manutenção para garantir que a frota esteja sempre em boas condições.

Para tanto, o setor utiliza o módulo FI, integrado ao módulo AM-Asset Management para registrar e aprovar faturas de fornecedores de combustível e peças de reposição, programando pagamentos automáticos para garantir que os caminhões não parem por falhas.

Além disso, todos os ativos fixos, incluindo veículos, equipamentos de manutenção e infraestrutura passam por cálculo automático de depreciação com base em métodos e períodos definidos.

Entregue qualquer coisa, em qualquer lugar a qualquer hora

Empresas de atacado e distribuição sempre concentraram seus esforços no serviço ao consumidor. Porém, hoje, os clientes estão cada vez mais exigentes.

Eles demandam dos atacadistas uma gama sempre mais diversificada de produtos disponíveis, por meio de cada vez mais canais de acesso; desejam um tempo de entrega mais curto — e, de preferência, no local de trabalho.

Atacadistas e transportadoras têm de entender e responder a esses desafios para se tornar competitivos e aumentar a retenção dos clientes.

Fornecer soluções ao cliente de ponta a ponta

Com tantas opções no mercado, gestores de atacado e distribuição agora se vêem diante da necessidade de consolidar-se como parceiros confiáveis.

Uma das maneiras de alcançar esse objetivo é estreitar o relacionamento junto ao cliente para entender suas necessidades e acompanhá-lo de perto para projetos maiores.

Por meio desse relacionamento, distribuidores e atacadistas podem planejar e entregar produtos e serviços necessários ao longo do ciclo de vida dos projetos.

Dessa forma, eles se tornam mais do que apenas fornecedores, mas uma parte valiosa para uma experiência do cliente bem-sucedida.

Sua empresa não é genérica, seu sistema de gestão também não deve ser.

Por isso, a implantação do S/4HANA com a Megawork é planejada para quem faz acontecer e atua ativamente no dia a dia do negócio.

Com profissionais qualificados, especialistas em SAP, são mais de 30 anos reduzindo custos, elevando o desempenho e a qualidade do trabalho dos colaboradores.

Três décadas entregando soluções tecnológicas essenciais para negócios de médio e grande porte.

É o caso da Tambasa, do Alberto Portugal:

Com as funcionalidades do S/4HANA Cloud, você tem uma operação ininterrupta, desde o planejamento, passando pela produção e armazenamento, ao transporte.

Ao mapear, organizar e controlar seus processos com o S/4, além de BI e controle de documentos digitais, o parceiro Megawork:

  • aumenta a pontualidade das entregas e reduz os custos de frete com execução precisa de pedidos, vários modos de expedição, seleção de transportadoras, processamento de carga e muito mais.
  • rastreia todos os processos operacionais de cada setor do seu negócio, e passa a ter uma visão 360º da organização, com conhecimento detalhado de cada setor.
  • promove atualização em tempo real e acesso instantâneo remoto a documentos, melhorando a comunicação entre fornecedores, colaboradores e seus setores.

Mudanças são inevitáveis, mas é possível mitigar os desafios e incertezas com um sistema à prova de riscos para sua cadeia de suprimentos. Conectado, contextualizado e colaborativo.

É a única forma de organizar a casa.

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