SAP S/4HANA para serviços profissionais: inteligência para líderes de mercado

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo IBGE, o setor de serviços cresceu 2,3% em 2023; o terceiro ano seguido de expansão do setor.

Baseadas no histórico recente, as previsões indicam ainda que, do crescimento do PIB projetado para o país em 2024, 65% virão das diversas atividades que compõem o setor de serviços, como o comércio, bancos e transporte e transporte e logística.

O crescimento de 1,2% do agregado no primeiro trimestre de 2024, supera o histórico recente e sugere um cenário de otimismo para o futuro.

Nesse contexto, empresas de serviços profissionais deverão aumentar sua capacidade de crescimento sustentável de longo prazo, o que implica, entre outras coisas, em investimento em automação, para controle rigoroso de dados e transformação digital de seus serviços.

Crescer exige expertise em processos de negócio. E é isso o que a Megawork irá mostrar neste artigo. Fique por dentro!

A necessidade de inteligência e inovação em um mercado em constante transformação

De acordo com nova pesquisa do centro de pesquisas SAP Insights, redefinir prioridades tradicionais da organização é o que tem orientado o setor de serviços profissionais a adequar sua abordagem à transformação empresarial.

Esses resultados sugerem que a sustentabilidade é uma estratégia essencial, ainda que nova, para o aumento das receitas, entrando para o ranking das estratégias tradicionais como aumento das vendas para clientes atuais (33%), melhoria do reconhecimento e reputação da marca (33%) e introdução de novos produtos e serviços (31%).

No entanto, em um cenário de alta competitividade e crescimento do setor, é preciso conhecer não só as capacidades e gargalos da empresa, mas as tendências gerais que têm orientado o mercado como um todo.

Inteligência não é conceito recente no mundo corporativo, principalmente no ambiente de análise de dados, machine learning e inteligência artificial.

No entanto, a SAP está agora redefinindo mundialmente o que se entende por “inteligência” — ou “experiência do cliente”. Na nova era dos serviços profissionais, é possível colocar o cliente no centro das operações, para construir fidelidade.

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Ao desenvolver uma filosofia própria de inteligência de mercado voltada para satisfação do cliente, a SAP se baseou em 3 pontos-chave.

O primeiro pilar dessa filosofia é manter-se “conectado”

Ao reunir dados operacionais e contextuais de todos os setores da organização, é possível atender aos clientes com experiências personalizadas sempre onde e quando houver afinidade, o que significa geração de valor baseada no contexto do cliente.

O segundo pilar é ser “Intuitivo”

Extraia dados periódicos, significativos e preditivos, que permitam ao negócio antecipar e melhorar o suporte alinhado às expectativas do cliente.

Contando com recursos avançados de IA e analytics, as soluções SAP auxiliam a empresa a entender como clientes se comportam atualmente e como estarão no futuro; dessa forma, é possível tomar decisões de curto e longo prazo.

O terceiro pilar é “adaptativo”

Ao se capacitar pelos diversos recursos e canais SAP de informação e treinamento, a empresa fica apta para aproveitar a tecnologia que irá atender todas as suas necessidades. E é por isso que a abordagem é mais flexível, respeitando as especificidades do usuário.

Estes pilares são os mesmos pelos quais o negócio deve se orientar ao atender seus próprios clientes. A seguir, veremos como alguns recursos do SAP S/4HANA podem contribuir para essa abordagem.

 

SAP-FI Financial Accounting

Empresas de serviços frequentemente enfrentam desafios na manutenção de registros financeiros precisos e em conformidade com as normas regulatórias.

Sistemas isolados, reconciliação manual e fechamento de lote atrasam a preparação e consolidação, dificultam o monitoramento e a geração de relatórios, e aumentam os custos e riscos.

Transparência e Conformidade Financeira

A falta de dados fiscais centralizados, o processamento manual e a ausência de monitoramento dos preços de transferência levam a declarações fiscais incorretas.

Para tanto, o módulo de Financial Accounting (FI) automatiza o registro das transações financeiras, garantindo a precisão das informações.

Além disso, a geração de relatórios e registros, quando na versão S/4HANA Cloud, é realizada em conformidade com normas locais e internacionais (IFRS, GAAP) — atualizadas automaticamente pelo sistema quando sofrem alterações.

Na versão private, o S/4HANA permite customizações específicas que atendem sob medida às necessidades do usuário, como na transação a seguir, responsável por separar, dentre os pagamentos, os valores referentes ao investimento.

Por ela é possível separar os pagamentos por centro de lucro/custo, elemento PEP, diagrama de rede, dentre outros.

Gestão de Fluxo de Caixa

Quanto às contas, ferramentas de predição analisam o fluxo de caixa, ao monitorar as contas a pagar e a receber, e integram sistemas bancários, permitindo conciliações bancárias automatizadas.

O que ocorre devido à criação de fluxos de receita com pacotes de assinatura centrados no usuário e à simplificação da maneira como se registram e gerenciam os dados de contas a pagar de fornecedores.

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Com o sistema de contabilidade de fornecedores, é possível gerenciar as faturas em aberto. O usuário controla as partidas em aberto por meio de diversas ferramentas analíticas.

O usuário planeja as obrigações futuras e analisa o resultado de pagamentos, como a utilização de descontos à vista de contas a pagar pendentes.

Opcionalmente, o usuário também pode incluir uma aprovação em dois níveis para todos os pagamentos realizados.

O processo J60, por exemplo, possibilita lançamentos manuais, bem como notas de crédito e outros documentos de pagamentos, e que possuem regime de caixa e competência. Estes lançamentos possuem WF de aprovação.

Tudo isso melhora a transparência, conformidade, gestão de fluxo de caixa, controle de receitas e despesas, faturamento, análise financeira e gestão de ativos.

 

SAP-EPPM — Enterprise Portfolio and Project Management: gestão de projetos em serviços

O EPPM é a principal ferramenta da SAP para a gestão de projetos no segmento de serviços profissionais. Ele oferece funcionalidades abrangentes para gerenciar todas as fases do ciclo de vida do projeto que incluem Planejamento, Monitoramento, Controle, Execução e fechamento de projetos.

Entre outras atividades, é possível criar uma estrutura hierárquica para organizar e gerenciar projetos complexos, registrar e monitorar custos, orçamentos e horas trabalhadas, além de permitir a documentação das lições aprendidas durante o desenvolvimento das entregas.

Isso tudo utilizando recursos integrados dos módulos MM (Material Management), SD (Sales and Distribuition) e HR (human Resources).

E os diferenciais em relação a ferramentas de gestão de projetos generalistas não param por aí, pois com o SAP S/4HANA o usuário tem acesso a uma interface intuitiva por meio do SAP Fiori, com análises e relatórios em tempo real.

Funcionalidades avançadas de suporte para gestão de projetos tanto internos quanto voltados para clientes. Os benefícios da Gestão de Projetos com SAP incluem:

  • Visibilidade e Transparência: melhora a visibilidade e a transparência em todos os aspectos do projeto, desde o planejamento até a execução e o fechamento.
  • Integração: integração perfeita com outros módulos SAP, permitindo uma visão holística das operações de negócios.
  • Eficiência Operacional: automatização de processos e melhor uso de recursos para aumentar a eficiência operacional.
  • Tomada de Decisões Informada: acesso a dados em tempo real e análises avançadas para apoiar a tomada de decisões informadas.
  • Conformidade e Governança: garantia de conformidade com normas e regulamentos através de controles integrados e relatórios detalhados.


De acordo com estudo da HBR, a economia americana desperdiça aproximadamente 7,4 bilhões de dólares todos os anos devido à ineficiência no acompanhamento de prazos.

Por meio do EPPM, as equipes podem monitorar as entregas de seus projetos, ao monitorar todo o ciclo de vida do projeto; da oportunidade ao faturamento, passando pelo planejamento e execução. Além disso, é possível identificar oportunidades e mitigar de riscos para o projeto, reduzindo ainda mais as possibilidades de perdas.

SAP-MM — Material Management

O módulo SAP MM (Materials Management) é essencialmente utilizado para gerenciar processos de compra e inventário em empresas de manufatura e setores que lidam com grandes volumes de materiais.

No entanto, ele também pode ser extremamente útil para empresas de serviços que precisam gerenciar suprimentos, contratos com fornecedores e estoque de materiais de suporte.

Empresas de serviços, especialmente as que dependem de equipamentos e materiais de suporte, como empresas de TI, consultorias e saúde, precisam gerenciar eficientemente seus estoques.

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Para serviços de TI, por exemplo, a Gestão de Aquisições automatiza a compra de hardware e software; o Controle de Inventário monitora o estoque de peças e a Gestão de Serviços administra contratos de manutenção e suporte técnico com terceiros, garantindo serviços eficientes.

É possível gerenciar a estabilidade dos ativos ao longo do ciclo de vida de toda a estrutura ao incluir todas as partes interessadas mais importantes da empresa no gerenciamento de ativos.

Benefícios Gerais do SAP MM para Empresas de Serviços

  • Eficiência Operacional: Automação e otimização de processos de aquisição e gestão de estoque, reduzindo o tempo e o esforço manual.
  • Redução de Custos: Melhor negociação com fornecedores, controle de inventário e gestão de contratos de serviços contribuem para a redução de custos operacionais.
  • Melhoria na Qualidade de Serviço: Garantia de disponibilidade de materiais e serviços críticos para a operação, melhorando a qualidade do serviço prestado aos clientes.
  • Transparência e Conformidade: Visibilidade total sobre todos os processos de compras e gestão de estoque, garantindo conformidade com normas internas e externas.

A velocidade, inteligência e conectividade oferecidas por novas tecnologias são capazes de maximizar o retorno no ambiente digital, ainda que seja necessário desenvolver uma nova infraestrutura para absorver todas as inovações presentes e futuras.

Requisitos do Processo de Negócios

A solução SAP GRC auxilia a reduzir o custo e o esforço na gestão de GRC Governance, Risk, and Compliance, protegendo fluxos de receita e otimizando o desempenho financeiro.

As aplicações automatizadas destinadas às atividades de GRC adotam as melhores práticas, fornecendo uma plataforma de empresa escalável.

Isso permite uma prevenção proativa de riscos e de violações de conformidade, permitindo que as organizações incorporem soluções de GRC na estratégia e no planejamento.

O software permite uma resposta rápida, onde é necessária atenção, visibilidade em tempo real sobre o status das respostas e controles e monitoramentos automatizados com alertas em tempo real.

A possibilidade de acesso de qualquer lugar permite que a equipe responda rapidamente, independentemente da sua localização.

Enquanto isso, as opções de implantação altamente escalável e flexível capacitam os gestores de riscos e conformidades de toda a empresa a adequar as transações a diversas regulamentações de proteção de dados, como GDPR na Europa, LGPD no Brasil e outras normas locais e internacionais.

Em serviços, não há concorrência para quem está preparado.

Atualmente, tópicos como compliance não são mais critério de luxo de grandes empresas, mas uma obrigação.

Hoje, a forma como colaboradores conduzem os processos, compartilham informações e honram contratos conta tanto quanto a qualidade do serviço.

Não basta ser idôneo e eficiente. É preciso parecer idôneo e eficiente.

Por isso, mais do que reduzir trabalhos manuais, custos e utilização de e-mails e planilhas, a versão S/4HANA do SAP oferece um conjunto de soluções essenciais único para harmonizar as rotinas das equipes, aumentando a qualidade do trabalho e a produtividade do pessoal

Baseado no SAP S/4HANA Cloud public edition, o Megaservices é um pacote de soluções focado no setor de serviços, projetado para impulsionar o crescimento escalável do seu negócio.

O sistema já possui uma solução fiscal nativa apoiando todo o setor contábil mantendo o compliance e as obrigações acessórias em dia e tudo isso integrado ao ERP.

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