Transformando os processos de negócios – Setor Distribuição e Atacado

Vamos falar sobre processos de negócios das empresas de Atacado e Distribuição. Bill Gates, fundador da Microsoft, disse certa vez:

“A primeira regra de qualquer tecnologia usada em uma empresa é que a automação aplicada a uma operação eficiente aumentará a eficiência. A segunda é que a automação aplicada a uma operação ineficiente aumentará a ineficiência”.

Os processos de negócios são as ferramentas que dão às organizações a capacidade de executar tarefas com eficiência. E está claro que processos ineficientes podem ter um impacto negativo na receita e lucratividade de uma organização. Por exemplo, a falta de capacidade de processar pagamentos em tempo hábil pode afetar o capital de giro. A má gestão de registros de clientes pode prejudicar as previsões de vendas e afetar a receita trimestral e anual. As tarefas manuais podem levar muito tempo e muitas vezes não conseguem acompanhar o aumento da demanda do cliente. Sam Walton, fundador da maior rede de varejo do mundo, a Wal-Mart disse melhor: 

“Há apenas um chefe. O consumidor. E ele pode demitir todos na empresa, até o presidente, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar”.

Para muitos distribuidores atacadistas, processos legados não atendem às expectativas em evolução dos clientes B2B. Os clientes B2B desejam a mesma experiência de compra que desfrutam como consumidor. Eles querem uma interface de pedido fácil de usar e entrega no dia seguinte. Os clientes B2B desejam acesso a uma variedade infinita de produtos e serviços. E se um distribuidor não atender a essas necessidades em constante mudança, corre o risco de ter seus clientes indo para outro lugar. Portanto, uma maneira de manter os clientes voltando é se diferenciar por meio de processos de negócios eficientes e eficazes.

Os distribuidores precisam entender quais processos frustram mais a equipe e os clientes, onde estão os gargalos e o que pode ser facilmente corrigido por meio de automação e novas ferramentas. Por exemplo, ao tornar o processo de entrada de pedidos mais eficiente, os representantes de atendimento ao cliente podem ter mais tempo para ajudar os clientes com necessidades mais complexas.

Ao focar na eficiência, os distribuidores podem integrar suas operações financeiras com outros processos de negócios, como atividades de marketing e vendas. Utilizando soluções integradas, os distribuidores podem simplificar suas operações e obter acesso a dados em tempo real.

Para ilustrar, as equipes de vendas podem ter os insights necessários para tomar decisões de negócios informadas rapidamente com base no estoque do armazém e na capacidade da cadeia de suprimentos. Os pedidos são mais precisos e os relatórios financeiros também, o que é fundamental para um CFO.

Além disso, os clientes desfrutam de um processamento mais rápido de seus pedidos e o distribuidor é mais fácil de fazer negócios, aumentando a fidelidade do cliente.

A transformação do processos de negócios das empresas de Atacado e Distribuição não apenas pode levar a fluxos de trabalho mais eficazes e eficientes, mas também pode resultar em uma transformação fundamental dos negócios. Os distribuidores também podem estar em uma posição mais forte para aproveitar novas oportunidades e buscar o crescimento quando as flutuações do mercado se estabilizarem.

A implementação de tecnologias inteligentes para transformar os processos de negócios leva tempo, diligência e adesão em toda a organização. Dadas as condições do mercado, não há tempo a perder para começar. Para isso, aqui está uma lista de práticas recomendadas para ajudá-lo em sua jornada de transformação de processos de negócios.

Comece com uma visão estratégica de como você deseja que seu negócio funcione, definindo a profundidade e o escopo do redesenho de processos e estruturas internas que proporcionarão a melhor experiência ao cliente.

Pré-forma e auditoria para identificar gargalos e quebras de processo, eliminar atividades de baixo valor e trabalhar para automatizá-las.

Aproveite as tecnologias inteligentes para automatizar tarefas de rotina para que os funcionários possam se concentrar em requisitos mais complexos do cliente.

Pesquise seus clientes para determinar onde existem lacunas e recomendações sobre como atender melhor às suas expectativas.

Melhore a colaboração orquestrando as comunicações centralmente, em vez de em silos de unidades de negócios, pois todos têm um papel a desempenhar para garantir que as expectativas dos clientes sejam atendidas.

Crie uma única fonte de verdade consolidando todos os dados em sua organização em uma “única fonte de verdade” aumente a produtividade e agilize os processos, pois as equipes têm acesso imediato a informações precisas.

Implemente tecnologias inteligentes para otimizar o resultado do planejamento de estoque, demanda e fornecimento, bem como otimização de preços, para impactar positivamente o fluxo de caixa, os resultados e os resultados.

Apoie a tomada de decisões financeiras e operacionais e a recuperação de custos com análises incorporadas e dados em tempo real para melhorar os processos de contas a pagar e contas a receber.

Forneça suporte para o planejamento, execução, monitoramento de melhorias de transformação de processos para garantir que a agilidade e a escalabilidade dos negócios sejam experimentados em toda a organização.

As organizações mais bem-sucedidas que implementaram tecnologias inteligentes e modernizaram seus processos obtiveram insights de negócios cruzados para tomar decisões orientadas por dados e agilidade para navegar pelas rápidas flutuações do mercado.

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Por Magnus Méier – is the Global Head of the Wholesale Distribution Industry Business Unit in SAP.