Buscando por solução fiscal? 6 dicas para escolher a mais adequada para a sua empresa

Buscando por solução fiscal? Definitivamente a tecnologia se tornou uma grande aliada da área fiscal e tributária das empresas, pois o volume de dados e gestão de obrigações fiscais aumentaram significativamente nos últimos anos e ainda, é necessário lidar com as alterações diárias do governo referente a entrega dos dados. Sendo assim, a equipe fiscal precisa de apoio tecnológico que atue como braço direito da área para que mantenha tudo em compliance sem riscos para a organização.

Pensando nisso, listamos 6 dicas para que você possa escolher a melhor solução fiscal para a sua empresa, são elas:

1 – Solução única para atender todas as obrigações

Como comentamos acima, com alto volume de entrada de documentos fiscais e tendo que lidar com inúmeros formatos de NFS-e, aposte numa solução fiscal que centralize as informações para que os processos possam ser simplificados. Com isso, permite que a área fiscal saia do operacional e obtenha mais tempo para os processos estratégicos dentro da empresa. Além disso, todos os documentos são armazenados com segurança, o que reduz o risco de perda gerando mais eficiência para a área.

2 – Obtenha uma solução fiscal que possua total integração com sistemas ERP

Agilidade e automação dos processos esse é o caminho. Ao adotar uma solução fiscal verifique a total integração com o seu ERP, com isso você automatiza todo o recebimento fiscal dentro do sistema de gestão, eliminando erros de conversão no momento da recepção de notas, entre outros, aumentando a produtividade da área.

3 – Garantia de 100% dos processos automatizados

Escolha por uma solução fiscal que lhe garanta 100% dos processos automatizados. Lembrando que ela deve ser o “braço direito” da área, sendo assim, que atue por todos os processos garantindo a segurança dos dados e mantendo a empresa em compliance longe de riscos de autuações fiscais por não entrega de quaisquer obrigações, como o SPED por exemplo.

4 – Respeito ao cumprimento dos prazos das obrigações

Para que a sua empresa mantenha o compliance e fique longe de riscos de multas e autuações, é primordial respeitar e responder todas as obrigações nos prazos, como SPED Fiscal, SPED Contábil, EFD Contribuições, ECF, DIRF, CIAP, entre outras, sendo que cada uma delas, possui um formato de apresentação e prazos diferentes. Por isso, a solução fiscal precisa atender todas essas exigências com eficiência. Sem contar que ela permitirá a padronização das informações exatamente como ela deve ser entregue ao fisco, além de gerar previsibilidade e aumento do controle sobre todas as rotinas e obrigações do setor.

5 – Compliance em tempo real

Com um sistema fiscal a sua empresa mantém o compliance em dia e em tempo real, pois a ferramenta é atualizada constantemente justamente para atender todas as obrigações e mudanças que são realizadas diariamente pelo governo, reduzindo a possibilidade de autuações por apresentação de erros no layout dos arquivos.

6 – Aumento da produtividade e redução de custos

Um dos melhores custos x benefícios com a adoção de uma solução fiscal é o aumento da produtividade do setor, pois os profissionais da área precisam lidar diariamente com um alto volume de normas, prazos e obrigações o que pode se tornar um risco para a empresa, pois se algo não for entregue no prazo, poderá acarretar multas. Com a utilização de uma solução fiscal, os colaboradores têm grande aumento na produtividade automatizando os processos e realizando a entrega das obrigações com segurança.

 

Agora, com essas informações em mente, conheça a solução fiscal ONESOURCE Tax One da Thomson Reuters. Ela possui todas as características acima e muito mais para trazer ao seu negócio eficiência e alta performance da área tributária. Solicite uma demonstração com a equipe de especialistas Megawork e veja tudo que ela pode fazer pela sua área tributária.