Como a pandemia acelerou a transformação digital nas empresas

Uma das tendências mais marcantes da pandemia em todo o mundo, foi a aceleração da transformação digital. Nunca os líderes estiveram tão inseridos neste assunto como agora, E não se engane: transformação digital não é apenas ir para a nuvem: os empresários querem entender como inovar de forma mais rápida para aumentar a agilidade e resiliência.

Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil conversou com Scott Russell, membro do conselho executivo global da SAP sobre os desafios que os empresários estão enfrentando para realizar a transformação na prática, separamos os melhores momentos desse bate papo exclusivo. Confira:

Para Scott Russell, os empresários nunca estiveram tão empenhados em programas de transformação digital como temos visto agora. Nos últimos 18 meses, o mundo entrou num estado de hiper digitalização, uma vez que o trabalho remoto, a resiliência da cadeia de fornecimento e a cibersegurança impulsionaram o mercado corporativo. O que seria feito em termos de transformação digital nos próximo dez anos aconteceu em apenas um. Por isso, até mesmo empresas mais relutantes mudaram sua mentalidade, enquanto outras avançaram com as suas linhas de tempo digitais e aceleraram o desenvolvimento de novos produtos.

 

O que seria feito em termos de transformação digital nos próximo dez anos aconteceu em apenas um

 

Agora, mais do que nunca, os empresários dependem dos parceiros que vão desafiá-los nas suas etapas de transformação. Hoje em dia, os empresários estão obcecados com a nuvem e com o que ela pode fazer pelos seus negócios.

Isso está acontecendo em todos os tipos de negócios, seja uma grande empresa ou uma PME. Todas as empresas querem ter sucesso em seus setores por meio de maior competitividade e servindo os clientes com o melhor que podem. Mas, acredito que vale se perguntar: Em que momento está a transformação digital dentro da minha empresa? Quais são os desafios específicos que enfrento na indústria que estou inserido? E, para uma PME, quais são as áreas de crescimento? Assim, é possível entender o momento atual e dar sequência na transformação digital sem a necessidade de começar do zero.

Embora todas as empresas possam adotar a nuvem, certamente não o farão da mesma maneira. A forma como uma empresa utiliza ou adota a nuvem pode, ela própria, ser um diferencial importante. É necessário analisar caso a caso e entender as preocupações de segurança, a complexidade das arquiteturas existentes, os fornecedores, a capacidade de investimento, as obrigações contratuais, amortizações e outros pontos. Para manter essa vantagem competitiva, uma empresa deve associar-se a um fornecedor que vá além de simplesmente oferecer software como um serviço. É necessário oferecer uma transformação do negócio que elimine as barreiras mais comuns às nuvens. Por meio da oferta RISE with SAP, por exemplo, a Megawork – Parceira SAP pode agora guiar as empresas nessa transformação, seja qual for o seu ponto de partida.

Em última análise, agora que a pandemia colocou a transformação digital firmemente na agenda empresarial, os líderes precisam decidir como irão utilizar as soluções digitais para manter e criar uma vantagem competitiva durante os próximos anos. Este é um desafio que é relevante para todos os mercados. Mais do que nunca, terão de se apoiar em parceiros especializados para compreender o que os próximos passos implicam para o volume de dados à sua disposição. Além disso, devem compreender como podem implementar melhor a nuvem em seus negócios para obter resultados comerciais favoráveis. Seguindo essa linha, é possível enfrentar com maior resiliência os desafios do futuro.

 

Fonte: SAP Brasil