O futuro dos atacadistas e distribuidores: Mercado B2B

Os atacadistas e distribuidores estão em um momento de mudança, e para que  permaneçam competitivos no mercado– eles precisam evoluir. Com as preferências dos clientes de negócios para empresas mudando para o e-commerce no clima atual, os distribuidores atacadistas precisam transformar seus modelos de negócios. Os marketplaces B2B oferecem aos atacadistas a oportunidade de permanecerem relevantes usando a tecnologia como força motriz para atender à crescente demanda por canais digitais.

Mudanças confrontadas pela indústria de distribuição e atacado

Mudanças sociais, políticas e ambientais influenciam muito a forma como as empresas compram e vendem umas com as outras. As empresas precisam evoluir com os tempos adaptando a experiência do cliente às realidades e expectativas atuais do mercado.

Este último ano não foi estranho para mudar, já que muitos distribuidores de atacado tiveram que transformar a forma como compram e vendem. O Covid-19 tem levado as empresas a criar relacionamentos fisicamente distantes com os clientes, impulsionando o desejo por serviços sempre on e personalizados. Atacadistas estão sendo empurrados para competir em um novo campo de jogo.

Abrindo novos caminhos para distribuidores atacadistas

Para atender às demandas do novo normal e além – os distribuidores atacadistas podem se manter competitivos transformando seus modelos de negócios criando uma loja virtual para todas as transações, ofertas e interações. Um marketplace B2B oferece aos distribuidores atacadistas a solução perfeita para alinhar a estratégia de negócios com as expectativas dos clientes em evolução.

Com um mercado vertical, os atacadistas podem mostrar e expandir o estoque para se tornar a entidade go-to em B2B. Em muitos aspectos, os marketplaces ajudam os distribuidores atacadistas a criar oportunidades para compradores e vendedores. Através da criação de uma casa de ofertas de produtos, os compradores podem contar com canais digitais para comprar tudo de uma fonte acompanhada de serviços baseados no conhecimento detalhado do produto. Enquanto isso, os vendedores têm a vantagem de ampliar seu alcance para uma audiência global.

A ideia de um marketplace é comprar e vender tudo em uma plataforma. Os atacadistas podem, em última análise, estender o mercado atual trazendo novos fornecedores a bordo para disponibilizar aos clientes. A adição de novos fornecedores aumentará a variedade e resultará em aumento das vendas em que os distribuidores participam de forma pró-rata. Isso abre portas para os distribuidores atacadistas ampliarem as ofertas além das demandas dos clientes. Ao fazer parcerias com fornecedores, os atacadistas podem criar um bom relacionamento com os clientes e fornecer uma variedade de novos serviços e produtos. As oportunidades de oferecer serviços anteriormente indisponíveis tornam-se ilimitadas.

Mudando de modelos de negócios tradicionais para mercados B2B

Tradicionalmente, distribuidores atacadistas compram mercadorias de fornecedores e tomam posse. Um mercado permite que os atacadistas ampliem a rede sem arriscar margens mais baixas através de uma abordagem de capital vinculado. Embora isso possa criar um novo risco para os atacadistas, a oportunidade pode superar os riscos se forem criadas boas relações com fornecedores que fornecem produtos de qualidade e soluções que cumprem a promessa da marca.

À medida que as preferências dos clientes mudam, os distribuidores atacadistas devem querer se tornar a entidade go-to no B2B como resposta para competir com empresas maiores. O plano de jogo para o sucesso não deve ser competir diretamente com empresas maiores,

mas sim personalizar o mercado e focar em um segmento específico. Os atacadistas devem se concentrar nas áreas que os diferenciarão para se tornarem a escolha preferida. Ao aproveitar a experiência e o profundo conhecimento dos produtos, os atacadistas podem ampliar seletivamente o sortimento com ofertas complementares de alta qualidade para direcionar mais serviços, produtos e soluções aos clientes. Em última análise, mudando para um novo modelo de negócio.

Com todas essas considerações, faz sentido que os mercados B2B sejam o futuro da distribuição por atacado. Se o seu negócio ainda não está pensando em fazer a mudança – não há tempo como o presente. O que você está esperando? Dê os próximos passos para liderar o futuro da distribuição por atacado.

Para obter mais informações sobre como os distribuidores atacadistas podem criar e dar vida aos modelos de negócios de marketplace, entre em contato com a Megawork. Somos especialistas no atendimento ao setor de Atacado e Distribuição no Brasil.

 

Sobre a autora: Susanne Adam é gerente de soluções para distribuição por atacado da SAP