Planejamento da cadeia de suprimentos no setor de Atacado e Distribuição
Os distribuidores atacadistas são conhecidos por se obcecados em oferecer atendimento superior ao cliente. Pode ser o que os distingue da concorrência, permitindo-lhes construir relacionamentos com clientes de longo prazo e bem-sucedidos. Isso requer excelentes taxas de cumprimento de pedidos, juntamente com um planejamento preciso da cadeia de suprimentos.
Operando principalmente em margens finas, a arte do planejamento da cadeia de suprimentos para os distribuidores significa garantir as quantidades certas, no momento certo, e o melhor ponto de custo total possível. Mas, como o ex-campeão mundial de pesos pesados Mike Tyson disse uma vez: “Todo mundo tem um plano até levar um soco na cara.
Vamos examinar como os distribuidores de atacado estão repensando sua abordagem para o planejamento da cadeia de suprimentos para cumprir as expectativas dos clientes, apesar de quaisquer desafios que surjam.
O planejamento da cadeia de suprimentos já é difícil em tempos normais
As empresas atacadistas desempenham um papel vital na economia, mantendo as empresas funcionando entregando itens necessários para as operações, seja fornecendo alimentos para restaurantes, máquinas pesadas para empresas de construção, medicamentos para farmácias ou papel higiênico para varejistas. A chave para o sucesso dos distribuidores é garantir que a quantidade certa de estoque esteja disponível e que os pedidos possam ser cumpridos o mais rápido possível.
O processo para alcançar essa cadeia de suprimentos ideal é conhecido como ordem inteligente promissora, e consiste em várias etapas. O processo complexo requer informações sobre inventário, restrições de rede, prazos de liderança, aspectos financeiros e opções de transporte disponíveis. E ao fazer tudo isso em tempo real, as empresas devem continuar a proteger os interesses comerciais e a rentabilidade.
No final deste ciclo inteligente e integrado, os atacadistas podem fazer uma promessa de pedido precisa e em tempo real. Manter essas promessas em alinhamento com os processos operacionais será a base para o sucesso e o negócio de clientes de longo prazo.
Quando uma pandemia muda as regras do jogo
O impacto massivamente disruptivo do COVID-19 na cadeia de suprimentos está bem documentado: o aumento da demanda devido à compra de pânico, escassez frequente de oferta e prateleiras vazias. Como vimos em 2020, as empresas que puderam estocar nas fases iniciais da pandemia poderiam evitar situações de estocagem e manter um senso de continuidade de negócios.
Embora muitas empresas lidassem com os efeitos dos aumentos da demanda e das cadeias de suprimentos interrompidas, houve também o outro lado da moeda para muitos subsegmentos: demanda significativamente menor devido a bloqueios generalizados. À medida que os restaurantes fechavam, muitos atacadistas de comida viram uma grande parte de seus negócios romperem.
Assim, à medida que a pandemia continua, as empresas enfrentam o desafio da incerteza das perspectivas dos negócios. Com tempos de liderança interrompidos ou lentos, como você planeja para negócios futuros, evitando o estoque excessivo, bem como estar pronto para os negócios retomarem?
Planejamento da cadeia de suprimentos: Ordem efetiva promissora
Os atacadistas precisam ser eficientes no tratamento de tais situações de demanda e oferta inesperadas e voláteis, garantindo que demandas prioritárias urgentes sejam atendidas. Isso é feito orquestrando a rede de abastecimento e proibindo a distribuição injusta dos estoques.
Os elementos-chave para alcançar esses objetivos são:
1. processamento de pedido atrasado “backorder”
2. alocação de produtos
3. proteção de fornecimento
4. confirmação baseada em alternativas
O processamento de backorder permite que as empresas decidam quais pedidos de clientes têm maior prioridade e quais dos pedidos podem ser atrasados.
A tecnologia avançada está disponível para ajudar no processo de cumprimento do pedido. Essas soluções fornecem datas precisas e confiáveis de promessa de pedidos, considerando o estoque relevante em tempo real, protegendo as prioridades de negócios e as metas de rentabilidade das empresas.
Usando esse tipo de ferramenta, as empresas podem restringir a confirmação de pedidos além de um limite baseado em prioridades de negócios durante a paralisação de estoque. Isso evita situações em que seus grandes clientes assumam todas as ações, deixando as empresas menores altas e secas.
Se um produto não estiver disponível em um local, os gerentes de preenchimento de pedidos podem encontrar alternativas, olhando para produtos substituíveis ou cumprindo o pedido de armazéns de backup conectados.
Prosperando durante o melhor e o pior dos tempos
Além da incerteza no planejamento, as empresas atacadistas também têm que encontrar formas inteligentes e poderosas de lidar com exceções, eventos inesperados e garantir agilidade às mudanças de demanda. Atacadistas que tomam os passos certos para gerenciar o planejamento da cadeia de suprimentos construirão resiliência para enfrentar qualquer crise que vier a seguir.
Por Sujeet Acharya, Solution Owner, SAP