O futuro está aqui: maneiras da Inteligência Artificial (IA) melhorar o e-commerce

Nos mercados competitivos de hoje, as empresas B2B devem constantemente procurar maneiras de ir além do que seus pares têm a oferecer. Muitos estão usando inteligência artificial (IA) no e-commerce B2B para avançar.

Na verdade, a IA está rapidamente se tornando crítica para a sobrevivência dos negócios. Ritu Jyoti, vice-presidente de inteligência artificial da IDC, diz: “as empresas vão adotar a IA — não apenas porque podem, mas porque precisam”.

De acordo com a IDC, os gastos globais com IA devem dobrar nos próximos quatro anos, passando de US$ 50,1 bilhões em 2020 para us$ 110 bilhões previstos em 2024.

IA no e-commerce: Resolvendo problemas difíceis

Distribuidores atacadistas e outras organizações B2B estão cada vez mais usando tecnologia inteligente para interpretar dados em escala e identificar soluções reais para problemas de negócios, a fim de apoiar a fidelização de clientes e o crescimento da receita.

Aproveitando o aprendizado de máquina, a IA pode ajudar de forma analítica, prática ou até criativa, em contraste com a sensação mecânica da automação tradicional.

As organizações B2B têm ricas fontes de dados em torno de seus produtos, seus clientes e a interação entre eles. Aproveitando essas fontes, as tecnologias de machine learning podem se adaptar a novas situações à medida que são encontradas, aprendendo com os dados em tempo real para causar um impacto positivo no negócio, de uma forma que nenhum humano poderia realizar.

O uso da IA no e-commerce pode ajudar a resolver desafios complexos de negócios com maior facilidade e rapidez, permitindo que as empresas:

  • Melhorar as experiências do cliente
  • Tomar melhores decisões de negócios
  • Reduzir custos e aumentar a eficiência
  • Acelere o tempo para valorizar

Quatro casos de uso para IA no e-commerce B2B

Para entender melhor o impacto positivo que a IA pode causar nas empresas B2B, vamos mergulhar em quatro casos de uso comum.

1. Salve a venda

Muitas vezes, um cliente pode encontrar seu produto ou produtos desejados fora de estoque e, em seguida, cair sem fazer uma compra. Isso resulta em um cliente infeliz e vendas perdidas – muitas vezes para um concorrente.

Com a ajuda de dados do produto, contexto do produto, interações e contexto do usuário, a Inteligência Artificial  pode oferecer ofertas oportunas e inteligentes para salvar a venda quando o item original está esgotado ou talvez não seja o ajuste adequado para o cliente. Essa prevenção dinâmica e contínua da perda de venda em todos os produtos melhora a experiência do usuário e aumenta a receita.

2. Comparação inteligente

Sessenta e cinco por cento dos compradores preferem fazer suas pesquisas sem falar com os representantes de vendas. Na verdade, a capacidade de comparar o preço e as características dos produtos está entre as cinco principais razões pelas quais os clientes compram online e não pessoalmente. Isso pode realmente prejudicar um distribuidor sem a tecnologia certa, já que as capacidades de comparação ruins são uma das principais fontes de frustração para os compradores de B2B.

Nesta situação, a IA pode brilhar puxando dados de muitas fontes, como dados e contexto do produto, interações, contexto do usuário para fornecer opções de comparação inteligentes.

Em vez de o comprador passar por centenas de especificações para milhares de produtos, a IA pode facilmente automatizar tarefas de comparação demoradas e fornecer insights oportunos para construir um caso convincente para eles comprarem.

3. Reposição inteligente

Os clientes modernos do B2B esperam autoatendimento quando se trata de seus pedidos e os compradores repetidos tornaram-se cada vez mais dependentes de recursos centrados no B2C, como formulários de pedidos rápidos e substituição automática.

Aqui, a IA aproveita os dados em torno de interações, contexto do usuário para permitir a reposição inteligente dos produtos. Isso pode fornecer previsão de pedidos com base na sabedoria coletiva e no contexto dos compradores em vários segmentos de clientes para reposição de estoque, melhorando a fidelização do cliente e reduzindo o “churn”.

4. Gestão de categorias

Esta é uma área de problema comum para os compradores de B2B, já que os gerentes da categoria de comércio são constantemente desafiados a entender quais produtos devem ser expostos na home page e como a velocidade e a margem de vendas de produtos são tendência.

Com a ajuda do contexto do produto e dados de interação, a IA pode ajudar os gestores de categorias em centenas de categorias e atributos para equilibrar o desempenho dos produtos, aumentando assim a demanda, o lucro e muito mais.

O futuro do e-commerce B2B é a IA

Esses casos de uso fornecem uma prova poderosa dos benefícios da IA no e-commerce B2B. Para empresas que ainda não iniciaram o caminho da implementação da IA para apoiar sua estratégia de e-commerce B2B, agora é a hora.

Com o apoio da inteligência artificial (IA), os principais distribuidores atacadistas estão se expandindo além das fronteiras tradicionais do setor e acelerando sua jornada para se tornarem empresas proativas e orientadas por insights.

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