A transformação digital para aumentar a competitividade no setor atacadista em um cenário de incertezas
Mesmo apresentando crescimento no primeiro ano de pandemia, o cenário de incertezas na economia deixa muitos atacadistas reticentes em investir na modernização das suas operações.
Entretanto, num momento de grandes transformações, apostar na digitalização e seus benefícios é a forma mais eficaz para se diferenciar da concorrência, aumentar a lucratividade e manter a empresa relevante no mercado.
O crescimento do setor atacadista e as perspectivas de investimento
O setor atacadista e distribuidor brasileiro apresentou um faturamento de R$ 287,8 bilhões em 2020. O levantamento1 realizado pela Nielsen para a ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) demonstrou que o mercado de bens de consumo de alto giro movimentou 562,3 bilhões de reais no ano passado, indicando um crescimento de 8,9% em relação a 2019. Os dados do estudo demonstraram ainda que a modalidade de atacadistas que mais cresceu em 2020 foi a do autosserviço (24,9%), com o faturamento de R$ 64,7 bilhões. Já a categoria distribuidor cresceu 20,2%, com faturamento de R$ 47,8 bilhões.
Ainda segundo a pesquisa, 80,3% das empresas manifestaram a expectativa de conseguir um aumento do faturamento, sendo que 73,2% delas acreditam que o volume de unidades vendidas será maior e 59,7% apostam em um crescimento da rentabilidade. Apesar disso, em relação à intenção de investimentos, há uma certa precaução nas perspectivas, já que apenas 42,3% acreditam que irão aumentar o investimento em Sistema de Informação e outros 43,6% planejam direcionar investimentos em Tecnologia de Gestão.
Apesar de estar pouco claro o cenário econômico futuro, é justamente nesse momento que a necessidade de investir para acelerar a jornada da transformação digital torna-se um fator fundamental para aumentar a competitividade e se distinguir dos concorrentes. Os distribuidores, diante das contingências atuais, necessitam desenvolver novas formas para a promoção dos negócios em múltiplas frentes, sendo então de suma importância estabelecer novas práticas e aprimoramentos a partir da inovação. Em função da evolução do mercado em um meio tão dinâmico, a digitalização precisa ser de fato transformadora.
A Transformação Digital para superar os desafios do setor
Um dos principais desafios do setor atacadista é ter capilaridade para estar presente para todos os clientes. Para atingir esse objetivo, é indispensável que a empresa consiga dados relevantes a fim de que a interação com os clientes seja cada vez mais precisa e desse modo conseguir realmente oferecer soluções efetivas. Nesse sentido, as inovações tecnológicas precisam estar no foco do desenvolvimento como meio de qualificar os dados e integrar os negócios. A digitalização estabelece novos modelos de negócios baseados na modernização e automatização sendo responsável por proporcionar a utilização de inteligência em toda a operação resultando em melhores resultados para a empresa atacadista.
Sendo assim, diante da necessidade de adaptar os modelos de negócios e serviços para se adequar às exigências do novo momento da economia, as empresas encontram na aceleração da jornada de transformação digital as ferramentas para se manterem competitivas e se destacarem da concorrência.
A partir de uma oferta única, simplificada e que atenda às necessidades específicas do negócio, a escolha pelo parceiro de tecnologia deve ser pautada pela capacidade de entrega de forma ágil e eficaz. Assim, os benefícios da digitalização poderão ser percebidos em menor tempo, levando a empresa a atuar de forma integrada e responsiva, com base em dados analíticos para tomada de decisões mais assertivas.
Planejamento estratégico e execução da cadeia de suprimentos
Ao contar com uma plataforma de recursos de negócios robusta e completa, a empresa será capaz de planejar e executar a cadeia de suprimentos com uma operação bem alinhada para maior integração e eficácia. Com planejamento em tempo real, a gestão das demandas será muito mais precisa a partir de insights que resultam em um atendimento com maior agilidade e satisfação, garantindo a promessa de entrega do pedido. A capacidade de planejar as respostas e suprimentos será potencializada com maior flexibilidade. O gerenciamento de toda a logística passa a ser feito com maior precisão, englobando todas as etapas, desde o monitoramento e rastreamento das redes de logística, o gerenciamento do transporte, até a administração de depósitos e a logística de pátios.
Compras inteligentes com dados analíticos
Com as ferramentas ideais, informações confiáveis e relatórios em tempo real, no entanto, o processo de compras será todo otimizado para reduzir custos, indo desde a cotação até o contrato. O gerenciamento de faturas e contas a pagar se torna mais seguro com automação e machine learning para melhor monitoramento e processamento de exceções. Todas as etapas ganham melhorias, sendo possível aprimorar a gestão de suprimentos indiretos de mercadorias, além de maior colaboração com fornecedores para melhor planejamento e redução de riscos.
Experiência do cliente mais rica para aumentar as vendas
Criar uma experiência para o consumidor que cause maior impacto e se traduza em vendas é um fator fundamental para aumento da lucratividade. A partir de uma visão personalizada em tempo real do cliente, a empresa pode gerenciar as melhores ofertas de programas de benefícios e descontos e também otimizar suas ações de marketing. Além disso, com a multiplicidade de canais de vendas disponíveis atualmente, a digitalização permite à empresa o gerenciamento da ominicanalidade de forma eficaz, garantindo a precisão e consistência dos preços.
Outro aspecto que apresenta ganhos imediatos é a automação da força de vendas, permitindo maior agilidade com ferramentas de acesso remoto para aproveitar as melhores oportunidades de vendas. Contando ainda com relatórios e dados analíticos, a empresa ganha mais controle sobre o desempenho e pode moldar melhores programas de incentivos e comissões.
Confiabilidade contábil e financeira
Uma solução abrangente também entrega as melhores práticas no controle contábil e financeiro do negócio. Alinhando as etapas da operação, a empresa passa a contar com os recursos necessários para realizar corretamente os fechamentos diários de fluxo de caixa, com uma visão unificada de todos os dados. A partir de relatórios dinâmicos e flexíveis, o planejamento financeiro e os processos de contabilidade se tornam mais confiáveis com informações consolidadas em conformidade com as obrigações fiscais, aumentando a agilidade e produtividade.
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