Desafio:

A Hortifruti tinha o desafio de implantar um sistema seguro para o controle das informações e que acompanhasse o plano de expansão da empresa. Por isso, decidiu-se adotar uma solução moderna e que atendesse às demandas por governança, eficiência logística e velocidade nos processos, permitindo um maior nível de transparência e confiança para seus acionistas e investidores.

Benefícios:

  • Visão sistêmica dos processos da empresa;
  • Aumento da segurança nas informações disponibilizadas para acionistas;
  • Processos integrados;
  • Eliminação de atividades em duplicidade;
  • Melhor controle de estoque com a redução de perdas do dia a dia;
  • Distribuição organizada de produtos nas gôndolas;
  • Aumento nas vendas, devido à maior disponibilidade de produtos nas lojas;
  • Acuracidade de custos e fechamento financeiros e contábeis mais rápidos;
  • Eficiência e inteligência nos processos de logística;
  • Emissão de relatórios gerenciais com indicadores de desempenho KPI’s.

Por que a Megawork:

"A Megawork foi um verdadeiro parceiro na condução do projeto, com uma postura extremamente profissional e voltada para a busca de soluções. Fomos muito felizes em nossa seleção, pois apostamos que havia uma proposta diferente, mais engajada e comprometida com o resultado final do projeto”, comenta Walquyria Majeveski, Diretora de Projetos - Hortifruti.

A Hortifruti é a maior rede varejista de hortifrutigranjeiros do Brasil. Está presente nos grandes centros do país. Ao todo, são 31 lojas localizadas nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Para garantir a alta qualidade dos produtos, possuem dois centros de distribuição, além de unidades no CEASA/RJ e na CEAGESP. Conta com uma equipe de 7.000 colaboradores e atendem mais de 1 milhão e 800 mil clientes por mês. Mensalmente são transportados aproximadamente 16 mil toneladas de frutas, legumes e verduras para abastecer todas as lojas da rede.

 

O SAP IS Retail representou a tradução dos processos em sistema da Hortifruti, possibilitando uma utilização em massa de soluções standard com muita aderência ao modelo de negócio. É uma solução totalmente integrada, que conecta todas as funções do negócio – planejamento de mercadorias, cadeia de suprimentos, varejo multicanal, lançamento de novos produtos, inteligência empresarial e análises, finanças e RH.

 

Em apenas 10 meses a Hortifruti redesenhou os processos de negócios e integrou suas 28 lojas distribuídas pelos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, além de dois centros de distribuição - um em terras capixabas e o outro em solo carioca. O projeto envolveu mais de 50 profissionais de diferentes áreas da empresa. Como em todo projeto, houve momentos críticos, neste caso, se concentraram principalmente na condução em paralelo de atividades chaves do projeto, como testes e treinamento de usuários finais, e na parametrização das diversas arquiteturas tributárias, devido ao modelo logístico que compreende estados diferentes. Sendo que um dos destaques da implantação e fator fundamental para o sucesso do projeto foi a enorme aderência da solução SAP IS Retail aos processos da Hortifruti, dispensando customizações, aproximadamente 90% dos processos foram atendidos por recursos standard da SAP.

Cliente: Hortifruti

Site: www.hortifruti.com.br

Setor: Rede varejista de hortifrutigranjeiros

A Megawork foi um verdadeiro parceiro na condução do projeto, com uma postura extremamente profissional e voltada para a busca de soluções.

Walquyria Majeveski

Diretora de Projetos - Hortifruti

Baixe o case completo aqui:

Download