Desafio:

Implementação do SAP Solution Manager como ferramenta de governança, substituindo uma solução obsoleta e não aderente às necessidades do negócio, que devido a customizações em excesso, falta de estabilidade, tecnologia ultrapassada, entre outros fatores, fez com que a Eletrobras Furnas optasse por uma solução compatível com os objetivos da empresa e que acompanhe o desenvolvimento saudável de toda a organização.

Benefícios:

  • Integração harmoniosa de soluções SAP com outros sistemas;
  • Visão gerencial panorâmica dos processos e atendimentos;
  • Aumento da eficiência operacional;
  • Agilidade na entrega de dados para auditorias;
  • Melhor custo x benefício;
  • Agilidade no atendimento dos processos de Governança;
  • Mapeamento e transparência da área de TI;
  • Mensuração de resultados com indicadores de desempenho (KPI’s);
  • Emissão de relatórios gerenciais.

Furnas é uma empresa de economia mista, subsidiária da Eletrobrás e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, dedicada a geração e transmissão de energia elétrica. O sistema de Furnas conta hoje com 17 usinas hidrelétricas, duas termelétricas, três parques eólicos, aproximadamente 24 mil quilômetros de linhas de transmissão e 62 subestações. Mais de 40% da energia consumida no Brasil passa por esse sistema, que utiliza a força da água para gerar 95% de sua energia através das hidrelétricas. A empresa garante o fornecimento de energia para locais onde estão situados 63% dos domicílios brasileiros, que respondem por 81% do PIB nacional. A busca constante pela diversificação de suas fontes de geração reafirma o compromisso da empresa com a produção de energia 100% limpa e renovável.

O SAP Solution Manager é uma ferramenta robusta para Governança de TI, que permite apoiar a gestão de projetos SAP, monitorar tecnicamente a solução (Sistemas, Interfaces e Processos), gerenciar processos de negócios, incidentes/problemas e mudanças, suportando o ciclo de vida das soluções SAP. Além de fornecer funcionalidades padrões na solução, o SAP Solution Manager integra as outras ferramentas (legados) para garantir uma gestão abrangente.

Após a definição da solução SAP Solution Manager como ferramenta de Governança, atendendo a gestão de demandas, incidentes e mudanças, iniciou a metodologia de implementação, realizando o levantamento de dados e o desenho adequado aos processos da empresa. Em seguida, foram realizados testes de qualidade e aderência que permitiram verificar falhas e erros ou até mesmo melhorias nos processos antes do Go Live. Com isso, todos os serviços prestados pela área de TI passaram a ser atendidos através da solução Solution Manager, que registra e acompanha cada atividade realizada até o fechamento do chamado. Com a adoção dessa solução estimasse uma economia de mais de quatro milhões de reais no orçamento de Eletrobrás Furnas, pois todos os serviços de TI estão sendo controlados e monitorados diariamente tornando os processos transparentes e ágeis.

Cliente: Eletrobrás Furnas

Site: www.furnas.com.br

Setor: Geração e transmissão de energia elétrica

Acreditamos no potencial e sempre confiamos muito no trabalho da Megawork, pois todos os desafios propostos foram cumpridos com êxito.

Henrique José Maria

Gerente da Divisão de Sistemas Corporativos – DDSC

Baixe o case completo aqui:

Download

Com a palavra o cliente Eletrobrás Furnas