Desafio:

Após a implementação do ERP SAP, a Chocolates Garoto tinha uma série de demandas específicas do seu core business para realizar e garantir eficiência operacional com melhores resultados.

Benefícios:

  • Agilidade na entrega das demandas para a área de negócios;
  • Redução de custos com desenvolvimento de aplicações;
  • Analistas internos focados em melhorias e novos processos de negócio.

A Chocolates Garoto, localizada em Vila Velha (ES), é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo. A empresa conta hoje com um portfólio de aproximadamente 70 produtos. Dentre os produtos que fábrica estão caixas de bombons, tabletes, ovos de páscoa e chocolate para uso culinário, como coberturas e pó solúvel, que podem ser encontrados em mais de 50 países. Seus maiores sucessos são a Caixa Amarela e os Tabletes Familiares com a marca Garoto; os chocolates Baton e Talento e o bombom Serenata de Amor. Também oferece versões em sorvetes e picolés de algumas das suas principais marcas.

Consultoria - Após a implementação do ERP SAP R/3 foi necessário realizar customizações em todos os módulos da fábrica de chocolate, desenvolvendo aplicações para Finanças (FI), Controladoria (CO), Tesouraria (TR), Gerenciamento de Materiais (MM), Planejamento de Produção (PP), Vendas e Distribuição (SD).

Fábrica de Software I

Desenvolvimento de sistemas específicos para atender as necessidades internas da Chocolates Garoto – Fábrica de Software Megawork utilizando as seguintes ferramentas: ABAP, Oracle, ASP, Progress, C, Cobol (Natural/Adabas), VB, Clipper e Delphi – Colaborando com a implementação do ERP SAP/R3.

Fábrica de Software II

Logo, após a implementação do ERP, a Megawork desenvolveu o sistema de Prestação de Contas do Pequeno Varejo, fundamental para o core business da Chocolates Garoto. A aplicação foi totalmente integrada ao ERP, onde os módulos de SD, MM, FI e CO são alimentados através de funcionalidades

específicas do sistema, que permite o controle efetivo dos recebimentos, identificando a forma de pagamento e qualificando todo o movimento dos caminhões que atuam como entregadores e recebedores do que foi faturado.

Fábrica de Software III

Em seguida, foi desenvolvido o sistema Automação da Força de Vendas – também totalmente integrado com o ERP SAP. Em conjunto com a equipe técnica da Chocolates Garoto, foram realizados o levantamento, especificação, construção, treinamento e implantação das aplicações de frente e retaguarda. O sistema disponibiliza informações para mais de 100 vendedores em todo o Brasil. Possibilitando a comunicação entre os vendedores que estão em campo com o sistema SAP/R3. Diariamente, é realizada uma exportação do SAP/R3 para o handheld dos vendedores, com os dados necessários para que o vendedor efetue pedidos de compra, cálculo de preço de venda dos produtos, planejamento de visitas, lançamento de despesas, consulta de títulos em aberto, de pedidos em carteira e outros. O vendedor através de linha discada (0800) envia os pedidos captados e as demais informações que são armazenadas no SAP/R3. Os pedidos são automaticamente digitados através da transação VA01, havendo qualquer erro/ inconsistência na hora de sua gravação, como diferença de preço, por exemplo, serão enviados para a retaguarda, onde o usuário poderá reprocessá-lo e, se for o caso, eliminá-lo.

Fábrica de Software IV

A Megawork desenvolveu um projeto pioneiro integrando o ERP SAP a Web. Por meio de conectores para ambiente Microsoft .NET e da ferramenta de Content Management – NAS da Megawork. Assim, foi possível integrar a área de Comércio Exterior com o Trade distribuído por mais de 20 países, reduzindo sensivelmente o tempo de inclusão de pedidos do mercado externo na carteira de clientes da Chocolates Garoto.

Cliente: Chocolates Garoto

Site: www.garoto.com.br

Setor: Fábrica de Chocolates

Baixe o case completo aqui:

Download