Controlar os ativos contábeis e suas movimentações mensalmente, atendendo a orientação proposta pelos órgãos regulamentadores nacionais com o objetivo de extrair informações do Ativo Imobilizado e disponibilizando todos os cálculos e lançamentos de ajustes a auditores externos para homologação do balanço patrimonial através da solução SAP Business Suite, dispensando a necessidade de realizar controles paralelos, eliminando o uso de planilhas eletrônicas e aumentando a eficiência operacional, com a entrega de informações mais rapidamente.

Benefícios:
• Gerenciamento completo da área contábil;
• Visão panorâmica de todos os processos;
• Atendimento as novas regras contábeis;
• Segurança e integridade das informações/dados;
• Emissão de relatórios gerenciais mensais com agilidade.

Por que a Megawork:
A Megawork venceu a Licitação para prestação de serviços em TI no SAP-CESAN. O projeto surgiu com a necessidade da CESAN em automatizar o cálculo dos ativos enquadrados na ICPC 01 evitando o controle de muitos ativos em planilhas eletrônicas. O sucesso do projeto se deu a partir da experiência da CESAN no cálculo conforme CPCs e a experiência dos profissionais da Megawork em TI, bem como o empenho dos profissionais de ambas as partes no atendimento dos prazos pactuados, afirma Reginaldo José de Castro - Companhia Espírito Santense de Saneamento

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN) nasceu da necessidade de atendimento à crescente demanda de serviços que nos anos 60 estavam a cargo do Departamento de Águas e Esgoto (DAE), notadamente o abastecimento de água. Suas atividades compreendem a realização de estudos, projetos e execução de obras relativas a novas instalações e ampliação de redes. Cabe à Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi) estudar a recomposição do poder aquisitivo da receita aos níveis inflacionários, bem como repasse dos custos não administráveis, e ainda identificar os custos dos serviços, voltados a um reposicionamento tarifário em outro patamar e capaz de consolidar metas previstas de expansão dos serviços para o período. A CESAN está presente em 52 dos 78 municípios do Espírito Santo, sendo 7 na Região Metropolitana da Grande Vitória e 45 no interior. O principal objetivo da CESAN é melhorar a qualidade de vida da população do Espírito Santo.

Após o levantamento de todas as informações referente à adequação aos órgãos regulamentadores nacionais, a Megawork iniciou as parametrizações necessárias no SAP de modo que os cálculos contábeis sejam realizados automaticamente impactando o mínimo possível nas atividades diárias dos usuários da solução. Além disso, por conhecer o ambiente da CESAN, o projeto foi desenvolvido num curto prazo de tempo, agilizando a entrega das informações contábeis mensais.

Para atender todas as necessidades da CESAN, o projeto foi dividido em três grandes etapas contemplando Business Blueprint (geração de documentação detalhada dos processos de negócio da empresa, para definição dos detalhes da operação com o SAP), estruturação do projeto e desenvolvimento de tabelas auxiliares para cálculos e adequação ao módulo do ativo “AA” (Ativo Imibilizado) para assumir os valores calculados no ICPC (Regra de Contabilização). O entendimento dos cálculos que precisavam ser computados em cada área foi uma das principais atividades dentro do projeto, pois a assertividade nestes cálculos interfere ativamente na contabilização da rentabilidade do negócio. Para isso, foram desenvolvidas três novas tabelas de cadastro em que todas as informações dos contratos e municípios ficam armazenadas e disponíveis para consulta a qualquer momento. Com isso, o fechamento mensal é realizado com os valores calculados por cada área desde a depreciação como a emissão dos relatórios para auditoria interno ou externa.

Cliente: CESAN

Site: www.cesan.com.br

Setor: Saneamento Básico

O sucesso do projeto se deu a partir da experiência da CESAN no cálculo dos ativos conforme CPCs e a experiência dos profissionais da Megawork em TI, bem como o empenho dos profissionais de ambas as partes no atendimento dos prazos pactuados.

Reginaldo José de Castro

Divisão de Contabilidade e Custos R-DCO, CESAN

Baixe o case completo aqui:

Download

Assista o vídeo: O que os clientes estão falando da Megawork