Como o controle gerencial é fortalecido com a adoção de um ERP

Publicado em 01/12/2017 - AMS - Suporte - BI - Clientes Megawork - CRM - ERPs - Eventos - Inovação - Serviços - Soluções

Sistema de gestão empresarial ERP, é uma solução de negócio inteligente, que otimiza tempo e economiza dinheiro. Contar com o apoio de um sistema para gerenciar uma empresa é ter a garantia de que todas as informações do negócio são armazenadas num único repositório e que serão utilizadas da melhor maneira possível. Assim, todos os processos operacionais, administrativos e gerenciais serão controlados pelo sistema auxiliando as tomadas de decisões.

Ao tomar uma decisão de abandonar antigos controles manua.is, realizados por inúmeras planilhas eletrônicas, reduz drasticamente o risco para as empresas. Tenha em mente, quanto mais complexa for a planilha, maior será o risco para a empresa. Pois, há estudos, inclusive conduzidos em Harvard, que apontam que a cada 10 planilhas, 9 contêm erros. E isso, com certeza, refletirá em toda a empresa, os dados não são confiáveis, as informações ficam descentralizadas, o que impossibilita a
visão completa dos processos, contribuindo com tomadas de decisões erradas.

O controle gerencial é fortalecido, quando os empresários passam a ter uma maior visibilidade de todo o desempenho da organização em tempo real com a utilização de um ERP, isso quer dizer, como exemplo, o sistema permite apresentar números de vendas das primeiras 4 horas do dia e com isso, é possível verificar se a estratégia adotada está sendo efetiva ou se é necessário agir para que ao final do dia, tenha alcançado os números de vendas desejados. E assim por diante, extraindo relatórios e analisando dados rapidamente.

Além disso, um único dado inserido no ERP é repassado automaticamente para todas as áreas que precisam dessa informação, com isso, ganha-se agilidade e aumenta a produtividade da equipe, reduzindo erros e custos operacionais, passando a ter uma uniformidade entre os processos existentes de cada organização.

Esses foram alguns exemplos de como um sistema de gestão empresarial pode fortalecer o controle gerencial. Aproveite e assista o case de sucesso da Hortifruti e veja por quê a equipe não se lembra mais de como era a operação da empresa, antes da adoção do ERP SAP.