Soluções de Big Data, o "novo petróleo"

Publicado em 14/09/2017 - BI - Inovação - Serviços - Soluções

Soluções de Big Data possibilitam que empresas de qualquer porte, transformem grandes volumes de informações em insights valiosos em tempo real.

É possível vislumbra um aumento potencial de crescimento e inovação para os negócios, utilizando essa tecnologia, desde que as empresas tenham a capacidade de captar, armazenar e gerir as informações relevantes a vendas.

São insights que permitem ter uma visão panorâmica da cadeia de valor, e analisar pontos de melhoria em todos os processos, ajustando o que for necessário para evitar desperdícios de recursos, e ainda, descobrir novas oportunidades.

Informações importantes são uma mina de ouro para fazer previsões, e auxiliam o "intelecto" da inteligência artificial. Anteriormente, alguns tipos de dados até eram descartados. Hoje, armazenar esses dados e usá-los de forma analítica é uma realidade na tentativa de descobrir novas oportunidades, tornando possível a visão de grandes tendências. Ideias que costumavam ser um pouco intuitivas agora podem ser claramente vistas através dos números.

Uma mudança cultural na gestão das informações começou a influenciar significativamente o mercado, as empresas acreditavam que não seria rentável investir para armazenar dados que podem ou não ser úteis. No entanto, os avanços na tecnologia de análise de dados e a capacidade de armazenar grandes volumes de informações mudaram esse cenário.

Imagine que sua empresa possui dados sobre o histórico de compras dos clientes, numa relação de mais de um milhão de clientes e centenas de fornecedores. Ao analisar esse big data, é possível preparar de forma eficiente seleções de produtos com base em gênero, idade, região e outras características. Ao compartilhar dados entre empresas parceiras, o valor aumentará ainda mais.

Essa ferramenta pode ir ainda mais longe, até mesmo no segmento de gestão pública, por exemplo, é possível analisar onde o próximo surto de gripe pode ocorrer com base nos termos de busca usados na web.

Não é à toa que o Big Data está sendo chamado de "o novo petróleo”, e há um grande espaço entre aqueles que o possuem e aqueles que o utilizam de forma estratégica. As empresas que já empregam as informações taticamente colocam-se em uma posição mais forte.

Para atingir esses objetivos a SAP disponibiliza duas grandes soluções de Big Data. Uma delas é o SAP Vora, que analisa todos os dados em uma estrutura de computação distribuída  e in-memory, para gerar insights úteis sobre grandes volumes de dados.

Por sua vez, o SAP Cloud Platform Big Data Services é uma solução abrangente de processamento baseada em Hadoop e Spark na nuvem. Gerenciado totalmente com serviços de operações de dados incluídos, permite obter confiabilidade e desempenho sem preocupações.